Não tem como evitar as reuniões, elas são necessárias seja para fechar negócios, apresentar um novo produto ou resolver assuntos da empresa. Para alguns, a sala de reuniões pode se tornar uma sala de tortura e acabar não rendendo nada, além de custar um tempo precioso que poderia ser investido em mais trabalho.
Contudo, a consultora de imagem Lilian Riskalla nos fala que reuniões são ótimos lugares para fazer networking, então seguir algumas regras de etiqueta profissional só vai melhorar a sua imagem frente a colegas, clientes, fornecedores e superiores hierárquicos.
Preparamos aqui 3 dicas para suas reuniões renderem mais ainda.
Planeje com antecedência
Essa preparação inclui tudo, até mesmo a roupa que você vai usar. Pode parecer bobagem, mas a roupa que você veste reflete seu profissionalismo e seu interesse no assunto, além de ter uma grande influência na impressão que as pessoas terão sobre você.
Mas, antes disso, estude os assuntos e pesquise sobre eles, principalmente se a reunião for guiada por você. É muito importante que você esteja familiarizado com todos os temas previamente. Não esqueça de deixar todo o material necessário à mão, como papel, caneta e slides.
Por fim, não se atrase. Além de consumir o seu tempo e das outras pessoas, você mancha sua credibilidade.
Tenha um comportamento profissional
A maneira como você senta já revela muito sobre o que você está esperando ou a importância que dá para aquela reunião. Trate os desconhecidos por senhor e senhora, ponha o celular no silencioso e não atenda-o no meio da conversa. Caso esteja esperando uma ligação muito importante, avise as pessoas antes de começar.
É importante também opinar, mas não tente ser mais esperto que os outros, seja transparente e fale apenas o que for acrescentar alguma coisa a você mesmo e a todos. Respeite o palestrante e evite conversas paralelas, você pode estar perdendo informações importantes até para o seu futuro profissional, por isso, mostre sempre o seu melhor.
Tome nota
Não confie apenas na sua memória. Por mais afiada que ela seja, você pode esquecer de detalhes muito importantes. Anote tudo o que for pertinente ao seu trabalho e não esqueça de anotar suas próprias ideias e expô-las também, afinal, elas também são importantes. Mas procure não fugir do assunto, isso desvia o foco e diminui a produtividade. Aproveite esse espaço para mostrar suas qualidades profissionais.
Pensando de uma maneira mais positiva, você pode perceber que as reuniões são oportunidades de transmitir sua imagem profissional e colaborativa. Lembre-se que nesse espaço você será analisado, então aproveite esses minutos para mostrar o seu melhor. Uma reunião não precisa significar horas perdidas, ao contrário, elas podem ser a sua oportunidade de crescer na sua profissão.
Para causar uma boa impressão no seu cliente, conheça a sala de reunião da Sevana Coworking, um espaço com infraestrutura superior e localização privilegiada.
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