domingo, 4 de agosto de 2013

10 dicas para vender seu carro pela internet

10 dicas para vender seu carro pela internet

Veja como agilizar o processo e conseguir ofertas mais vantajosas usando algumas estratégias de venda

*São Paulo – Os classificados de veículos online podem ser uma maneira eficaz de divulgar a venda do seu carro. Mas, para ouvir seu telefone tocar mais rapidamente e para que entrem em sua caixa de e-mails ofertas mais interessantes, o vendedor deve seguir algumas estratégias.
Em entrevista a EXAME.com, Caio Ribeiro, gerente sênior do MercadoLivre Classificados, listou algumas das principais dicas de venda de carros pela internet. Confira a seguir.
1) Invista nas imagens
Segundo Ribeiro, o que mais chama atenção em um anúncio de carro são as fotos. “Uma imagem vale mais do que mil palavras. A foto tem o papel de aproximar o comprador daquilo que está sendo vendido”, diz.
Portanto, quanto mais fotos estiverem à disposição do usuário, melhor. E se o site permitir o carregamento de vídeos, não hesite em oferecer ao comprador mais essa opção. 
2) Capriche nas fotos
“Pela experiência de diversos anúncios, nós percebemos que existem alguns ângulos melhores e que ajudam na venda”, afirma o gerente sênior  do MercadoLivre. Segundo ele, devem ser tiradas fotos da frente, da traseira e da lateral do carro. Na foto da lateral, a dica é mostrar o carro na diagonal, enquadrando o veículo todo. 
Na hora de fotografar a parte interna do automóvel, o painel deve estar ligado para chamar mais atenção e na foto deve aparecer a quilometragem. “Se tiver DVD, computador de bordo e alguns opcionais também é interessante mostrá-los”, diz Ribeiro.
Também é essencial tirar uma foto do motor - limpo, obviamente. “Grande parte do valor do carro está no motor e muita gente esquece de tirar foto dele”, afirma o gerente. 
O pano de fundo da imagem também influencia na atratividade do anúncio. Dê preferência a um ambiente iluminado, ao ar livre, sem poluição visual, no qual o carro seja o elemento principal da imagem. E não fotografe o veículo com alguém dentro.
O vendedor deve evitar também fotos em que apareçam objetos dentro do carro, adesivos ou qualquer tipo de acessório que personalize demais o veículo. Objetos jogados podem indicar certo desleixo do dono, por exemplo. 
3) Seja minucioso na descrição
Alguns consumidores podem desistir de uma oferta ao perceber que ela não tem tantos detalhes. Por isso, também é importante fazer uma descrição bem detalhada do veículo. O vendedor deve citar dados históricos do veículo, como o tempo de utilização, a quilometragem e eventuais opcionais que tenham sido instalados.
Questões mais subjetivas também podem enriquecer a descrição. “É importante incluir alguma coisa que descreva e personalize seu carro, como o fato de o carro só ter rodado em estradas, o que conta pontos, um eventual tratamento de pintura ou de estofamento. Também vale destacar que o veículo nunca passou por acidente ou que o vendedor foi seu único dono, se for o caso”, afirma Ribeiro.
Descreva também itens do carro ou características que você considere relevantes, como a economia de combustível, o som eficiente, ou o conforto - sem exageros, claro. Como as compras muitas vezes são influenciadas por fatores emocionais, enfatizar alguns pontos que te chamaram atenção quando você comprou o veículo - como o seu design diferenciado, ou seu ar sofisticado - pode ser uma forma inteligente de atrair o comprador.
4) Estipule um preço justo

O preço justo nem sempre é aquele que você gostaria, mas aquele que tem sido praticado no mercado. Preços que fogem da realidade podem assustar potenciais compradores.

Por isso, para estabelecer um valor que não fuja muito do padrão é importante consultar uma das duas principais tabelas usadas como referência no mercado de usados, a tabela Fipe e a Tabela Molicar. Os principais veículos da Tabela Molicar podem ser consultados em EXAME.com. “Esses indicadores acabam balizando o mercado, por isso é importante que o preço esteja nesse padrão. E se o vendedor quiser um ganho rápido, ele deve dar um desconto sobre o preço da tabela”, orienta Caio Ribeiro.

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