segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dicas de quem escolheu trabalhar em casa

Dicas de quem escolheu trabalhar em casa

Quer trocar a empresa pelo home-office? Mulheres que já fizeram essa escolha contam suas experiências

Publicado em 27/05/2013
Projetos Especiais

Para muitas mulheres, a solução para um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal – e para o problema de as empresas não investirem nelas tanto quanto gostariam – é  trocar o mundo corporativo pelo trabalho em casa. Ficar perto dos filhos, ser dona do próprio tempo e ainda conseguir se desenvolver profissionalmente (e se sustentar, obviamente) parece algo tentador, não? E realmente é, mas não é assim tão fácil.
Em primeiro lugar, é preciso avaliar se o seu trabalho pode ser realizado em casa – seja por escritório remoto, seja de forma autônoma. E, em segundo lugar, conta uma série de fatores igualmente importantes que dependem de você. “Trabalhar em casa exige organização, disciplina e dedicação. Nem todos são capazes de se adaptar”, explica Felipe Pierry, psicólogo e consultor organizacional.
Entrevistamos mulheres que fizeram essa escolha e estão conseguindo ter sucesso em ambas as áreas – profissional e pessoal – e, com Felipe Pierry, reunimos dicas para quem está pensando em largar o mundo corporativo pelo home-office. Confira!

- Encontre um local para trabalhar
É importante investir em um cômodo ou espaço específico da casa que possa ser utilizado apenas para o seu trabalho.  Não é produtivo trabalhar no meio da sala, na cozinha ou no quarto de dormir, pois as interrupções durante o dia podem ser muitas. A advogada Andrea da Silva, de Porto Alegre, montou um escritório em um dos quartos da casa. “Lá, tenho computador, telefone, impressora, códigos e livros jurídicos, além de um frigobar, caso queira beber um suco ou uma água. Isso faz com que não tenha que ir à cozinha, o que poderia ocasionar facilmente uma distração, pois sempre temos algo para arrumar em casa”, diz ela.

- Separe as tarefas domésticas das profissionais
Encare como se estivesse na empresa – tente se desligar dos problemas domésticos. Da mesma maneira, quando for executar alguma tarefa doméstica, tente esquecer os problemas do trabalho. A jornalista e microempresária Fabiana Faria montou uma rotina para não deixar que o trabalho afetasse sua relação com o filho, João, de 4 anos. “De manhã, dedico algumas horas exclusivamente a meu filho”, conta. Assim, mesmo quando Fabiana tem que estender a jornada até mais tarde, à noite, o filho entende que naqueles momentos a mãe está ocupada.

- Siga uma rotina
Se a sua profissão permitir, tente definir horários de trabalho e de lazer. É muito comum as pessoas que trabalham em casa se tornarem workaholics. “Sendo freelancer, é difícil reservar tempo para o lazer, pois às vezes surge uma oportunidade e você não pode negar, pois não sabe se terá trabalho no mês seguinte. Mas procuro me policiar para aproveitar os momentos entre uma entrega e outra”, conta a designer Lúcia Farias, mãe de Alice, de 3 anos.

- Seja uma chefe exigente
Você é daquelas que só produzem sob pressão? Não ter um chefe para cobrá-la pode ser um problema. Acostume-se a cobrar de si mesma o cumprimento dos prazos e a qualidade do trabalho. “Gosto do fato de não ter um chefe e de não ser obrigada a atingir uma meta ou plano estratégico. Ainda assim, tenho claro que há prazos a cumprir e que devo prestar esclarecimentos para os meus clientes e levo isso muito a sério”, diz a advogada Andrea.

- Saia de casa
Muitas pessoas que começam a trabalhar em casa ficam deprimidas pela ausência de contato com os colegas. “Sinto falta de trocar ideias e aprendizados com profissionais da mesma área, coisa que se faz diariamente quando se trabalha fora”, conta Fabiana. A solução é ­compensar com atividades sociais – faça cursos, marque almoços ou cafés. Invista no networking.

- Imponha limites à família e aos amigos
Não é porque está em casa que você não está fazendo nada. Sua família e seus amigos têm que entender isso. Interrupções constantes podem comprometer a sua produtividade. “Eu não me permito parar para colocar uma roupa na máquina, por exemplo. As atividades domésticas acontecem em outro momento, justamente para não tirar a concentração”, diz Andrea.Os filhos da advogada, de 11 e 9 anos, já aprenderam a não incomodar a mãe durante o período dedicado ao trabalho.Com o tempo, as crianças tendem a respeitar esses limites se você mantiver pulso firme.

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