9 Dicas de Marketing para Empreendedores
Postado por adriano em 22 de julho de 2013
Os desafios do Marketing
Com poucos anos de vida, em comparação com as principais ciências da nossa querida humanidade, o Marketing segue sendo marginalizado e tratado como item que “não é prioridade“, por muitos dos nossos novos empreendedores, devido ao seu total desconhecimento sobre o assunto.
Tenho prestado consultoria de Marketing para algumas empresas de diferentes ramos nesses últimos anos, e constatado a profunda imersão nos problemas, a qual muitos empresários se submetem em suas empresas, fazendo com que até as coisas mais gritantes aos olhos de seus clientes, lhes passem despercebidas, sejam elas positivas ou negativas.
Sei que isto não está nos livros, mas eu me arrisco a publicar algumas de minhas conclusões, sobre estes padrões que venho identificando. A primeira delas é:
“Quando o sentimento entra em ação, a empresa perde a razão.”
Provavelmente, muitos já disseram isso, mas minha colocação baseia-se no fato de que, o envolvimento emocional com a rotina de um negócio faz com que os gestores percam a percepção de tudo o que representa cada uma de suas ações, do atendimento de um simples telefonema, ao relacionamento que é mantido com seus subordinados e colaboradores.
Vamos às dicas:
1 – Satisfazer os seus melhores clientes deve ser o objetivo de sua equipe.
Tudo o que reflete no serviço final, percebido ou não por seus clientes, deve ser tratado de forma sistemática, para convergir a resultados benéficos a instituição, e não ao empresário. Embora, isto significativamente venha a ocorrer por consequência.
Quando não há um objetivo organizacional claro, a tendência de supervalorizarmos o nosso ego e deixarmos as expectativas de nossos clientes em segundo plano se torna mais comum.
Lembre-se:
“O bom cliente tem razão, pois tentar agradar a todos é o segredo do fracasso!”
2 – Mantenha um de seus pés fora de sua empresa.
É imprescindível que você empreendedor tire a bunda da cadeira e saia para ver o que o mundo está fazendo. Se você não entender o que as soluções que sua empresa oferece, representam para seu segmento e público alvo, as chances de erro se tornam cada vez maiores, pois a linha entre estar no caminho certo, e estar à deriva em suas convicções pessoais (erro que posso estar cometendo neste momento), se torna cada vez mais imperceptível, à medida que você se convence que as suas vontades devem ser atendidas a qualquer custo por seus colaboradores, fornecedores e até mesmo por seus clientes.
3 – Pratique a humildade. Seu produto pode ser ótimo, mas jamais será unânime:
“Toda oferta tem a capacidade de suprir alguma necessidade ou desejo, baseado na percepção de pessoas com parâmetros de julgamento semelhantes.”
Traduzo: Churrasco mal passado é uma excelente escolha para eu comer! Porém, outras pessoas preferem carne bem passada, alguns preferem peixe e outros até são vegetarianos.
Como dizer que determinada churrascaria é a melhor opção de almoço para todas as pessoas?!
4 – Descubra quem é o seu cliente e o que ele quer.
Reconheça qual é o perfil padrão do seu público alvo, descubra que ele espera de seus produtos e serviços (alinhe as suas expectativas), e como ele espera receber isso, para só então tomar decisões que o levem a definir uma rotina de ações, convergentes para o seu sucesso.
5 – Jamais atendam ao telefone de sua empresa com um, “Alô”.
Sem palavras.
6 – Perceba que qualidade é obrigação e não um diferencial.
Embora o desempenho de seu produto possa oferecer uma diferença significativa. Entenda que sempre vão existir outras opções para as pessoas, por isso, seja grato à escolha delas de comprar com você e as trate muito bem;
7 – Comunique-se bem.
Se mesmo depois de explicar algo várias vezes, o seu cliente ainda não entendeu… Seja humilde e reconheça: ou você não está sabendo se comunicar direito, ou sua empresa não está sabendo se comunicar e está atraindo os clientes errados.
8 – Aprenda a ser justo e torne-se um sábio.
Contratar colaboradores a preço de banana é o sonho de muita gente, não é? Mas colocar seus clientes nas mãos de pessoas despreparadas, não reflete em seus resultados diretos? Pague salários adequados para pessoas eficientes e/ou eficazes (dependendo da função). Esse é o melhor custo benefício!
9 – Permita que seus colaboradores tenham seus próprios desafios.
Quer que seus colaboradores se comprometam? Permita que eles se envolvam em algumas decisões relativas às suas atividades. Todas as pessoas do mundo tem alguma necessidade de se sentirem importantes e reconhecidas, desafie-as a provar seu valor e reconheça-as quando ocorrido.
Entenda:
“Um obstáculo só se torna um desafio, quando as pessoas tomam a causa por sua!”
Você se vê em algum desses quadros? Compartilhe sua experiência conosco!
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