O que é “coaching”?
2
02/08/13
Por Fátima Motta
Hoje vamos falar de um assunto que está rondando os meios corporativos: o coaching.
Eu digo rondando porque tem muita, mas muita gente que faz a maior confusão sobre o uso dessa técnica. E nem sabe direito para que serve. Se você “jogar no Google” o termo, vai cair um trilhão de respostas falando sobre coaching de A a Z. Tem coaching para emagrecer, para casar, para pagar dívida, etc.
Cuidado! Você pode até contratar um coaching para resolver problemas como os citados acima, mas saiba separar o joio do trigo como diz a sabedoria popular.
O coaching aplicado para o mundo corporativo, para o desenvolvimento profissional, existe para desenvolver seu potencial e, consequentemente, para alavancar sua performance e seus resultados. Mas é consequentemente, viu?! O foco é você, suas habilidades, seus recursos próprios, seus objetivos, seu alinhamento com o que você quer para você mesmo. A ferramenta é estruturada com uma metodologia estabelecida e deve ter sempre indicadores para medir resultados.
Avalie se o coach que contratar tem formação, certificação e vivência profissional suficientes para conduzir o processo. Pesquise, busque referência e não contrate no escuro. Afinal, você que será o protagonista nesse processo e não dá para levar gato por lebre.