Aprenda a fazer escolhas inteligentes
Postado por Adriano Foss em 18 de novembro de 2013
“A primeira e mais importante coisa que deve ser considerada, para se fazer uma boa escolha é o objetivo que se quer atingir. As opções, antes de serem analisadas por suas características individuais, devem se credenciar à disputa atendendo os requisitos que vão de encontro ao seu objetivo.”
Com este conceito, abro a conversa deste novo post, onde vou anunciar o que farei com a questão do artigo anterior “Fature mais demitindo clientes”, na qual levantei a questão sobre em qual formato produzir mais conteúdo sobre o tema.
Você conhece o livro “Segredos da Mente Milionária”? Assim que tiver a oportunidade, leia-o. Nele, T. Harv Eker fala em seu arquivo nº 12 de Riqueza:
{As pessoas ricas pensam: “Posso ter as duas coisas.” As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra.”
As pessoas de mentalidade pobre fazem muitas vezes falsas escolhas. Pensam, por exemplo, que podem “ou ser pobre e feliz ou rico e triste”, quando dinheiro e felicidade não tem nenhuma relação.
Você só precisa fazer escolhas entre itens semelhantes. Você pode ser rico ou pobre, gordo ou magro, forte ou fraco. Mas não há nenhuma relação entre escolhas como ser rico e triste.}
Explico agora o motivo da citação:
Acompanhe comigo esta linha de raciocínio, sobre o meu dilema de produzir conteúdo em vídeo ou texto, e você logo entenderá:
Qual o objetivo?
Promover o debate sobre formação de público-alvo, compartilhando conhecimentos teóricos e empíricos que ajudam a resolver a questão. Ajudar o maior número possível de empreendedores a iluminar seu julgamento sobre armadilhas do mercado, que se disfarçam de “boas oportunidades”. Junto a isso, debater o dilema: Como dizer Não para possíveis “Clientes Problema”.
Qual a questão?
Definir o formato dos conteúdos compartilhados.
Quais as opções?
Texto e vídeo.
Quais as limitações?
Tempo: Disponibilidade e Viabilidade;
Conhecimento: Como fazer;
Estrutura: Softwares, equipamentos;
Interesse: As pessoas interessadas no conteúdo preferem o quê? Como eu quero fazer isso?
Qual a disponibilidade ou restrição desses fatores, em relação às opções apresentadas?
Tempo: Restrito, mas viável, logo… Ok
Conhecimento: Ok
Estrutura: Ok
Interesse: Disputa acirrada, embora tenha recebido mais confirmações de interesse em vídeo, tanto por e-mail quanto em comentários, os interesses apresentados por texto também são bastante relevantes.
Participem comigo agora:
Qual escolha eu devo fazer?
Recapitulando:
“Minha prioridade é ajudar o maior número de pessoas, onde tenho duas opções. Pessoas interessadas em ambas. Posso fazer as duas sem sair do foco, pois ambas atendem ao mesmo objetivo. Não há desvio de foco!”
O que eu decidi:
Vou fazer as duas! \o/
Se você ainda estiver se perguntando, como que eu posso escolher as duas opções, se estou lhe dizendo para escolher entre seus clientes, volte ao início do artigo e leia novamente.
Não precisa voltar (brincadeira!), eu explico melhor:
“O Foco não está no que fazer, mas no por que fazer!”
Ou em outras palavras:
“Os fins justificam os meios!”
Sempre que, entre duas ou mais opções existir um conflito de existência mútua, elimine a que lhe trouxer menos benefícios. Se as suas opções são formas diferentes de chegar ao mesmo objetivo e agregam valores diferentes a sua causa, não havendo conflitos, faça todas! Ou ao menos, quantas você puder fazer.
Concentre-se no seu “Objetivo Profissional” (adoro esta expressão!)
Ele vai te dar todos os argumentos para você tomar suas decisões. Atender um, dois, três ou mais tipos de clientes, ter quantas linhas diferentes de produtos e serviços forem necessárias para atingir seus objetivos.
Por hoje é isso pessoal, acredito que tenha ficado bem claro, não é? Se houver alguma dúvida ainda, poste aqui nos comentários que terei o maior prazer em responder.
Quanto aos conteúdos: Vídeo e Texto
Já iniciei a construção de um pequeno e-book e também farei um vídeo com o tema:
“Defina seu Público-Alvo e Aprenda a dizer Não para os chamados Clientes Problema”
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