Caro empreendedor, qual é o seu problema?
Postado por adriano em 7 de novembro de 2013
Vida de consultor é como um grande Déjàvu. Quase todos os dias as situações se repetem. Recebemos uma solicitação urgente de propaganda, pois um(a) cliente percebe que precisa vender mais. Chegamos lá e descobrimos um cidadão(ã) com olheiras, cansado de virar noites trabalhando, ou com uma equipe desmotivada, desinteressada, que sequer sabe por que lá está, sem condições de atender qualquer demanda.
Uma passada de olhos e percebemos que o problema não está apenas no fluxo insuficiente de vendas. Na maioria das vezes, o crescimento acontece de forma desordenada e o aumento de vendas, aumenta proporcionalmente também o número de problemas, aliviando a pressão que nasce de um lado e criando de outro, os mais diversos tipos de problemas.
Um dos casos mais comuns: Fazer mais, da mesma forma.
Crescer não significa apenas vender mais. É preciso vender melhor, vender direito! Afinal, com o aumento no fluxo de vendas, aumentam as responsabilidades, pois o número de pessoas a sua volta crescem, clientes, fornecedores, colaboradores, todos se tornando de alguma forma, dependentes de sua empresa, direta ou indiretamente.
Qual o seu problema então?
Parar não dá, são muitos compromissos. Mudar tudo agora? Mas como? O que fazer?
Para você que está com este problema, ou conhece algum amigo que esteja passando por isso, eu preparei estas 6 dicas. (não esqueça de recomendar este artigo, para o amigo que está precisando, ok?!)
1- Mantenha a calma, mas não se acomode.
A inquietude é uma benção, digna dos grandes vencedores. Olhe pra cima, sonhe, não tenha medo, nem vergonha de querer mais! Você pode, sabe que consegue! Apenas contenha o ímpeto de tomar decisões precipitadas, baseadas em achismo.
2- Saia da rotina. Converse com outras pessoas!
Você não precisa fugir dos seus problemas, nem se envergonhar deles. Precisa apenas ter a mente livre o suficiente, para entender quais são na verdade os seus verdadeiros problemas.
3- Jogue no papel todo o seu processo de venda.
“Vender mais da forma errada, não resolve, apenas agrava, mas não vender é morte certa!”
Do atendimento inicial até a entrega, ou ao pós-venda, de acordo com sua rotina. Perceba onde começa a se formar cada problema. Geralmente, aquelas pequenas coisinhas que sabemos que estão erradas, mas as mantemos por pura comodidade, ao melhor estilo “sempre fizemos assim”, podem não representar grandes problemas diretamente, mas podem ser um agente estimulador de outros problemas.
Revise todos os processos, observe a forma como seus vendedores argumentam sobre os benefícios de cada produto, muita atenção para as promessas que são feitas aos clientes.
Como se dá o fechamento destes negócios? Tudo é formalizado?
4- Criação de Expectativas Exacerbadas
Todo o empresário, quando começa a prosperar passa a criar expectativas exacerbadas em si mesmo, em sua família, nos seus colaboradores, nos seus clientes… Todos esperam mais de você e de seu negócio.
Como resolver isso? Simplifique, enxugue. Fuja de sua empresa por um pequeno espaço de tempo, o suficiente para conseguir enxergá-la funcionando sem você. Perceba que ao crescer de forma errada, as empresas passam a tentar responder tudo com quantidade. Quando no máximo, deveriam parar, respirar e aceitar, que cada coisa tem seu equilíbrio.
Você quer mais dinheiro? Inove! Crie! Diversifique! Mas não sobrecarregue seu negócio com uma pressão exagerada, para produzir resultados em demasia, pois por consequência, o relacionamento com o seu cliente se desgasta, seu negócio perde o valor percebido, a qualidade desaparece e os problemas se multiplam.
5- Reveja suas prioridades
“Esta é a dica mais importante de todas.”
Se você que está lendo isso agora, assimilar só esta parte do conteúdo, eu já ficarei muito feliz e darei minha boa ação do dia como feita.
Isole-se por algum momento e pergunte-se, para que é isto tudo? É sério, por mais piegas que possa parecer, estabelecer metas de resultados sem ter um objetivo claro, concreto e que faça sentido, não vai te levar a lugar algum, por que as diversas distrações e oportunidades que aparecem pelo caminho, sempre vão fazer você mudar de direção.
“Se você quer realmente que seu negócio prospere, faça o que precisa ser feito! E não apenas o que você gosta de fazer.”
E por último:
6- Invista no que traz resultado e não mais despesas
Não quero aqui fazer julgamentos de valores pessoais, ok? Até para isso vou deixar a recomendação, para que você leia o livro “Pai Rico, Pai Pobre” que é uma lição excelente do assunto.
Quando você investe dinheiro no seu negócio, o esperado é que ele lhe traga algum lucro, correto?! Logo, a dica aqui se refere a construir ativos.
- Invista em publicidade, treinamento para você e sua equipe, condições de trabalho, consultorias especializadas, tecnologia, (máquinas – se seu negócio precisa), pesquisas de mercado, de satisfação, de novos produtos…
Deixe para trocar de carro, comprar supérfluos, ou imobilizar seu dinheiro quando ele já estiver trabalhando para você, ou seja, gerando mais dinheiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário