Consultor comenta como marketing pessoal pode ajudar no crescimento profissional08/08/2013 04:14
Engana-se os que acham que marketing pessoal é apenas ficar falando de si mesmo. É destacar competências e habilidades favoráveis, mostrar ao mercado do que é capaz, segundo Gutemberg Macedo, presidente da Gutemberg Consultores. O profissional deve trabalhar sua imagem, sua marca como se fosse um produto. A ideia é ser sempre o melhor, o mais desejado, o mais procurado. "O profissional precisa trabalhar sua imagem, postura e conduta. São essas ações que vão dar visibilidade ao funcionário e fazer com ele se destaque dos demais, alcançando assim a tão esperada promoção", explica Macedo.
Ele comenta que é comum pessoas com talento e competência para executar atividade de rotina, em determinadas situações passarem uma imagem negativa, perdendo oportunidades, limitando a chance de uma promoção. "O marketing pessoal está muito associado à imagem, mas não é apenas isso. É a forma como você é lembrado pelas outras pessoas, o seu posicionamento diante de algumas situações, principalmente passar confiança aos que te rodeiam", completa.
O consultor dá algumas dicas para trabalhar o marketing pessoal:
- Seja sempre bem humorado e otimisto;
- Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos;
- Planeje seu futuro profissional e corra atrás de suas metas;
- De sempre feedback - retorne ligações, mensagens e e-mails recebidos;
- Mantenha o networking ativo;
- Seja confiável, honesto, fiel, de caráter;
- Seja humilde e gentil com as pessoas, independente do cargo que ocupem.
"Mas o reforço do marketing pessoal deve ser diário. A imagem não é construída do dia para noite, exige mudança de atitude e no jeito de pensar", conclui Macedo.
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