"Cada vez mais a fronteira entre a loja física e a loja virtual vai ficar mais estreita com o avanço dos smartphones e seus aplicativos"
Hoje já existem outdoors com interface bluetooth, em que seu celular recebe mensagem ou anúncio de ofertas quando você se aproxima. A funcionalidade de localização também é usada por algumas redes para o envio de promoções a clientes pré-cadastrados. Em um futuro próximo não é difícil imaginar a interação com um anúncio no ônibus ou metrô de uma promoção de um café próximo ao seu trabalho, e a compra do produto poder ser antes de chegar à cafeteria, para que o seu café quente já esteja esperando.
Um rede de supermercados coreana chamada HomePlus tem verdadeiros mercados a céu aberto ou "pregados" nas paredes das estações de metrô. Trata-se de fotos de produtos, com código de barras QR Code - aqueles que muitos celulares leem com a câmera e levam ao link com informações sobre o produto, preço e entrega. Até a ida ao supermercado está sendo trocada pelo m-commerce.
Pode parecer ficção, mas assim como a TV on-line esta acabando com o Bluray, que acabou com o DVD, que acabou com a fita VHS, o m-commerce pode acabar com o supermercado ou o dinheiro em papel. Para quem duvida do rápido avanço da tecnologia, pergunte para uma criança a utilidade do Google e de um dicionário ou mostre um filme em VHS.
As aplicações são imensas, mas há que se ter em comum algo mais crítico que a própria tecnologia: oferecer ao consumidor algo agradável, útil e compensador. Se isso acontecer, as aplicações móveis vão tornar nossos hábitos de consumo completamente diferentes daqui a 10 anos!
O aplicativo Foursquare que já é mania nos EUA e esta virando mania por aqui, permite ver online os freqüentadores mais assíduos das lojas e restaurantes onde se pode postar dicas tanto para elogio, quanto para críticas. Alguns estabelecimentos já de olho nisso dão descontos para freqüentadores mais regulares, como por exemplo, o Spoleto da Alameda Santos em São Paulo.
gledson santosGledson Santos é engenheiro, gerente de negócios e especialista em TI e Telecomunicações na Telefonica | Vivo. Twitter: @ITclose2u
Sem comentários:
Enviar um comentário