5 A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.
Quem faz arte?
O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas.
Por que o mundo necessita de arte?
Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura doenças e para ajuda a explorar o mundo. Para descrever a função da arte e daquele que é responsável por repassar tais conhecimentos Eduardo Galeano 1consegue de forma poética descrever esta necessidade
“ função da arte”
O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando. Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza. E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai: Me ajuda a olhar!. 1 Eduardo Hughes Galeano (Montevidéu, 3 de setembro de 1940) jornalista e escritor uruguaio.
Como entendemos a arte?
O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar. O que é estilo?
Por que rotulamos os estilos de arte?
Estilo é como o trabalho se mostra, depois do artista ter tomado suas decisões. Cada artista possui um estilo único. Imagine se todas as peças de arte feitas até hoje fossem expostas numa sala gigantesca. Nunca conseguiríamos ver quem fez o quê, quando e como. Os artistas e as pessoas que registram as mudanças na forma de se fazer arte, no caso os críticos e historiadores, costumam classificá-las por categorias e rotulálas. É um procedimento comum na arte ocidental. Neste contexto decidimos para um entendimento mais concreto relacionado aos diversos segmentos a serem apresentados, um cronograma com algumas das principais manifestações artísticas a contar da arte pré histórica findando na contemporânea relacionando os fatos sociais que levaram a tais “objetos” e ou pensamentos artísticos. Esta linha a ser demarcada é puramente imaginária se percebermos que fatos históricos se complementam, aglutinam e se transformam da mesma forma a arte não é criada e sim transformada e complementada tornando-a mais complexa a cada momento, pois a arte evolui de acordo com as necessidades do homem.
Como conseguimos ver as transformações do mundo através da arte?
Podemos verificar que tipo de arte foi feita, quando, onde o como, desta maneira estaremos dialogando com a obra de arte, e assim podemos entender as mudanças que o mundo teve, para podermos entender estas transformações estaremos nesta apostila apresentando diversos períodos da historia onde “os objetos de arte” foram resultantes destas mudanças.
Na história, há arte ?
Quando olhamos a nossa volta, percebemos que estamos rodeados por uma enorme Quantidade de objetos seja em casa, no trabalho, na sala de aula ou nos mais diversos lugares. Se examinarmos esses objetos nós iremos perceber que todos foram feitos para uma determinada finalidade, isto é, para uma função específica Como no caso dos utensílios domésticos, computador, celular etc. Ao longo da historia, o homem produziu inúmeros artefatos para facilitar seu trabalho ou para superar as limitações físicas. Essa atitude de criar instrumentos e aperfeiçoá-los torna possível a compreensão do processo civilizatório pelo qual o homem vem passando desde que surgiu sobre a terra. Muitos dos objetos expostos em museus fazem ou fizeram parte da nossa vida diária e tem sua utilidade evidente: basta observar para sabermos para que servem, outros por serem mais complexos, exigem que alguém informado nos explique seu funcionamento e sua finalidade. Contudo, o ser humano também produz coisas que apesar de não terem uma utilidade imediata, sempre estiveram presentes na vida O homem cria objetos não apenas para se servir utilitariamente deles, mas também para expressar seus sentimentos diante da vida, mais ainda expressar sua visão do momento histórico em que vive. “A arte, como reflexo do social” A arte, portanto esta integrada na cultura de um povo, retratando elementos do meio natural, sentimentos religiosos, fatos políticos e sociais.
Arte Rupestre
Se conhece como arte rupestre os rastros de atividade humana e que tem sido gravadas (petróglifos 1) ou pintadas (pictográficos 2) sobre superfícies rochosas. Em sua passagem pelo mundo, o homem tem desejado plasmar em cavernas, pedras e falésias, inúmeras representações de animais, plantas, objetos, cenas da vida cotidiana, símbolos, figuras geométricas etc. Obras consideradas entre as mais antigas manifestações da destreza e pensamento.(criatividade) Sua denominação como “arte” não significa que se trate de objetos artísticos nos termos e com as finalidades que entendemos em nossa cultura ocidental. Esta é só mais uma das formas de tentar definir o seu significado. 1 . petróglifos Tambem conhecidas como grabados rupestres(gravuras rupestres), estas manifestações foram elaboradas ao deferir na superfície rochosa instrumentos mais duros. Para conseguir isso, o homem pre histórico poderia usar pontas de pedra ou outros materiais preparados especificamente para esta finalidade .
Petróglifo em Gobustan, no Azerbaijão.
As pictografias (do latín pictum: relativo a pintar, e do grego grapho: traçar) são grafismos realizados sobre as rochas mediante l aplicação de pigmentos. Melhor conhecida conhecida como pintura rupestre, se caracteriza por utilizar em sua preparação substancias minerais (óxidos de ferro, mangnesio, cinábrio (sulfeto de mercúrio), carvão, argila), animais (sangre, ovos, gorduras) o vegetales (gorduras, corantes). Diversas misturas foram realizadas para obtenção de pigmentos que vão do preto ao branco e uma variedade cores como vermelho, laranja e amarelo.

Para que era realizada a arte rupestre
Poderão ser muitas e as mais diversas razoes que tiveram os grupos humanos para realizar as manifestações rupestre pratica e oferendas, intenções puramente estéticas ou necessidade de ser um veiculo de comunicação de saberes, mitos etc.
Questão de sobrevivência
A escultura primitiva

Uma das explicações mais aceitas que tem nos últimos tempos, é que a elaboração da arte rupestre é como um ato de meditação entre os caçadores e os «espíritus dueños de los animales»(senhores espíritos dos animais) para assim propiciar e assegurar sua sobrevivência. (culto magico religioso afim de assegurar uma caçada bem sucedida) As "Vênus Esteatopígicas", esculturas em pedra ou marfim de figuras femininas estilizadas, com formas muito acentuadas, são manifestações artísticas das mais primitivas do "Homo Sapiens" e que demonstram sua capacidade de simbolizar. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico, propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registro de um sentimento religioso ou de divindade, o qual convencionou-se denominar de Deusa mãe, Mãe Cósmica ou Mãe-terra.
Para que era realizada a arte rupestre
Poderão ser muitas e as mais diversas razoes que tiveram os grupos humanos para realizar as manifestações rupestre pratica e oferendas, intenções puramente estéticas ou necessidade de ser um veiculo de comunicação de saberes, mitos etc.
Questão de sobrevivência
A escultura primitiva
Uma das explicações mais aceitas que tem nos últimos tempos, é que a elaboração da arte rupestre é como um ato de meditação entre os caçadores e os «espíritus dueños de los animales»(senhores espíritos dos animais) para assim propiciar e assegurar sua sobrevivência. (culto magico religioso afim de assegurar uma caçada bem sucedida) As "Vênus Esteatopígicas", esculturas em pedra ou marfim de figuras femininas estilizadas, com formas muito acentuadas, são manifestações artísticas das mais primitivas do "Homo Sapiens" e que demonstram sua capacidade de simbolizar. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico, propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registro de um sentimento religioso ou de divindade, o qual convencionou-se denominar de Deusa mãe, Mãe Cósmica ou Mãe-terra.
História da Arte
O retorno do “primitivo”
O retorno do “primitivo”
Mulher com os braços levantados 1907 Pablo Picasso
Ciphers and Constellations, in Love with a Woman. 1941 -Joan Miró.
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