segunda-feira, 22 de abril de 2019

O que é arte?

O que é arte?

5 A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Atualmente alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe da obra. O artista precisa da arte e da técnica para se comunicar.


 Quem faz arte?  

O homem criou objetos para satisfazer as suas necessidades práticas, como as ferramentas para cavar a terra e os utensílios de cozinha. Outros objetos são criados por serem interessantes ou possuírem um caráter instrutivo. O homem cria a arte como meio de vida, para que o mundo saiba o que pensa, para divulgar as suas crenças (ou as de outros), para estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de olhar e interpretar objetos e cenas. 


 Por que o mundo necessita de arte?

  Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte que pode ser feita para decorar o mundo, para espelhar o nosso mundo (naturalista), para ajudar no dia-a-dia (utilitária), para explicar e descrever a história, para ser usada na cura doenças e para ajuda a explorar o mundo. Para descrever a função da arte e daquele que é responsável por repassar tais conhecimentos Eduardo Galeano 1consegue de forma poética descrever esta necessidade                                              
“ função da arte”

Diego não conhecia o mar
O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.  Viajaram para o Sul.  Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.  Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.  E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:   Me ajuda a olhar!.                                                            1 Eduardo Hughes Galeano (Montevidéu, 3 de setembro de 1940)   jornalista e escritor uruguaio. 


Como entendemos  a  arte?

 O que  vemos  quando  admiramos  uma  arte  depende  da  nossa  experiência  e conhecimentos,  da  nossa  disposição  no  momento,  imaginação  e  daquilo  que  o artista  pretendeu  mostrar. O que  é estilo? 

 Por  que  rotulamos  os  estilos  de  arte?

 Estilo  é  como  o  trabalho  se  mostra,  depois  do  artista  ter  tomado  suas  decisões. Cada  artista  possui  um  estilo  único. Imagine  se  todas  as  peças  de  arte  feitas    até    hoje  fossem  expostas  numa    sala gigantesca.  Nunca  conseguiríamos  ver  quem    fez  o  quê,  quando  e    como.        Os artistas  e  as  pessoas  que  registram  as  mudanças  na  forma  de  se  fazer  arte,  no caso  os  críticos  e  historiadores,  costumam  classificá-las  por  categorias  e  rotulálas.  É  um  procedimento  comum  na  arte  ocidental. Neste  contexto  decidimos  para  um  entendimento  mais  concreto  relacionado aos  diversos  segmentos    a  serem  apresentados,  um  cronograma    com  algumas das  principais  manifestações  artísticas  a  contar  da  arte  pré  histórica  findando na    contemporânea  relacionando  os  fatos  sociais  que  levaram  a  tais  “objetos”  e ou  pensamentos  artísticos.  Esta  linha  a  ser  demarcada  é  puramente  imaginária se  percebermos  que  fatos  históricos  se  complementam,  aglutinam  e  se transformam  da  mesma  forma  a  arte  não  é  criada  e  sim  transformada  e complementada  tornando-a  mais  complexa  a  cada  momento,  pois  a  arte  evolui de  acordo  com  as  necessidades  do  homem. 


Como conseguimos  ver  as  transformações  do  mundo  através  da  arte?

Podemos  verificar  que  tipo  de  arte  foi  feita,  quando,  onde  o  como,  desta maneira  estaremos  dialogando  com  a  obra  de  arte,  e  assim  podemos  entender as  mudanças  que  o  mundo  teve,  para  podermos  entender  estas transformações  estaremos  nesta  apostila  apresentando  diversos  períodos  da historia  onde  “os  objetos  de  arte”  foram  resultantes  destas  mudanças.   


Na  história,  há  arte ?

 Quando  olhamos  a  nossa  volta,  percebemos  que  estamos  rodeados  por  uma   enorme   Quantidade  de  objetos  seja  em  casa,  no  trabalho,  na  sala  de  aula  ou  nos  mais diversos  lugares.  Se  examinarmos  esses  objetos  nós  iremos  perceber  que todos  foram  feitos  para  uma  determinada  finalidade,  isto  é,  para  uma  função específica     Como  no  caso  dos  utensílios  domésticos,  computador,  celular    etc. Ao  longo  da  historia,  o  homem  produziu  inúmeros  artefatos  para  facilitar  seu trabalho  ou  para  superar  as  limitações  físicas. Essa  atitude  de  criar  instrumentos  e  aperfeiçoá-los  torna  possível  a compreensão  do  processo  civilizatório  pelo  qual  o  homem  vem  passando desde  que  surgiu  sobre  a  terra. Muitos  dos  objetos  expostos  em  museus  fazem  ou  fizeram  parte  da  nossa  vida diária  e  tem  sua  utilidade  evidente:  basta  observar  para  sabermos  para  que servem,  outros  por  serem  mais  complexos,  exigem  que  alguém  informado  nos explique  seu  funcionamento  e  sua  finalidade.  Contudo,  o  ser  humano  também produz  coisas  que  apesar  de  não  terem  uma  utilidade  imediata,  sempre estiveram  presentes  na  vida O  homem  cria  objetos  não  apenas  para  se  servir  utilitariamente  deles,  mas também  para  expressar  seus  sentimentos  diante  da  vida,  mais  ainda  expressar sua  visão  do  momento  histórico  em  que  vive.   “A  arte,  como  reflexo  do  social”   A  arte,  portanto  esta  integrada  na  cultura  de  um  povo,  retratando  elementos  do meio  natural,  sentimentos  religiosos,  fatos  políticos  e  sociais.  


Arte  Rupestre 
  
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     Se  conhece  como  arte  rupestre  os  rastros  de  atividade  humana  e  que tem  sido  gravadas  (petróglifos  1)  ou  pintadas  (pictográficos  2)  sobre  superfícies rochosas. Em  sua  passagem  pelo  mundo,  o  homem  tem  desejado  plasmar  em cavernas,  pedras  e  falésias,  inúmeras  representações  de  animais,  plantas, objetos,  cenas    da  vida  cotidiana,  símbolos,  figuras  geométricas  etc.  Obras consideradas  entre  as  mais  antigas  manifestações  da  destreza  e pensamento.(criatividade) Sua  denominação  como  “arte”    não  significa  que  se  trate  de  objetos artísticos  nos  termos  e  com  as  finalidades  que  entendemos  em  nossa  cultura ocidental.  Esta  é  só  mais  uma  das  formas  de  tentar  definir  o  seu    significado. 1  .  petróglifos Tambem conhecidas como grabados  rupestres(gravuras  rupestres), estas  manifestações  foram  elaboradas  ao deferir na superfície rochosa instrumentos  mais  duros.  Para  conseguir isso,  o  homem  pre  histórico  poderia  usar pontas  de  pedra  ou  outros  materiais preparados  especificamente  para  esta finalidade .

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Petróglifo em Gobustan, no Azerbaijão.






 As  pictografias  (do  latín  pictum: relativo  a  pintar,  e  do  grego  grapho: traçar)  são  grafismos  realizados  sobre as  rochas  mediante  l  aplicação  de pigmentos. Melhor  conhecida  conhecida como  pintura  rupestre,  se  caracteriza por  utilizar  em  sua  preparação substancias  minerais  (óxidos  de  ferro, mangnesio,  cinábrio  (sulfeto  de mercúrio),  carvão,  argila),  animais (sangre,  ovos,  gorduras)  o  vegetales (gorduras, corantes). Diversas misturas  foram  realizadas  para obtenção  de  pigmentos  que  vão  do  preto  ao  branco  e  uma  variedade  cores como  vermelho,  laranja  e  amarelo.

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 Para  que  era  realizada  a  arte  rupestre

 Poderão  ser  muitas  e  as  mais  diversas  razoes  que  tiveram  os  grupos humanos  para  realizar  as  manifestações rupestre pratica e oferendas,  intenções  puramente  estéticas  ou    necessidade  de  ser  um  veiculo de  comunicação  de  saberes,  mitos  etc.

 Questão  de  sobrevivência

 A escultura  primitiva
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 Uma  das  explicações  mais  aceitas  que  tem  nos  últimos  tempos,  é  que  a elaboração  da  arte  rupestre  é  como  um  ato  de  meditação  entre  os  caçadores  e os  «espíritus  dueños  de  los  animales»(senhores  espíritos  dos  animais)  para assim  propiciar  e  assegurar  sua  sobrevivência.  (culto  magico  religioso  afim  de assegurar  uma  caçada  bem  sucedida) As  "Vênus  Esteatopígicas",  esculturas  em  pedra ou  marfim  de  figuras  femininas  estilizadas,  com  formas muito  acentuadas,  são  manifestações  artísticas  das mais  primitivas  do  "Homo  Sapiens"  e  que  demonstram sua  capacidade  de  simbolizar.  A  estas  esculturas  é atribuído  um  sentido  mágico,  propiciatório  da  fertilidade feminina  e  ao  primeiro  registro  de  um  sentimento religioso  ou  de  divindade,  o  qual  convencionou-se denominar  de  Deusa  mãe,  Mãe  Cósmica  ou  Mãe-terra.

 História  da  Arte 

  O retorno  do  “primitivo”

 Até  meados  do  século  XIX  a  sociedade  ocidental  interpretava  as manifestações  plásticas  americanas  e  de  outros  povos  primitivos  como  como mostra  de  desenvolvimento  inferior.  O  segmento  do  padrão  clássico  grego elevava  a  representação  da  figura  de  uma  forma  mais  “evoluída”.   Mas  um  olhar  novo  representaria  a  “redescoberta  de  novo  mundo  plastico”. teve  um  grande  impacto  nas  artes  e  à  reavaliação  da  arte  de  outros  povos,  não tradicional  história  europeia. Isto  é  evidente  na  obra  de  artistas  como  Gauguin,  Picasso,  Paul  Klee  e Miro,  que  inspirou  os  formulários  simplificados  (tais  como  arte  rupestre)  nas tarefas  de  influenciar  significativamente  plásticos  contemporâneos.
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 Mulher  com  os  braços  levantados  1907              Pablo  Picasso                                                     
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 Ciphers  and  Constellations,  in  Love   with  a  Woman.  1941    -Joan  Miró.

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