SET
30/09/2013 às 8:09 por Nibo em
Para ajudar com o gerenciamento das finanças, juntamos 10 dicas que ajudam a melhorar o fluxo de caixa de qualquer empresa. Saber lidar com os ciclos de abundância e a escassez de dinheiro não é tarefa fácil. Por isso, entender sobre o fluxo de caixa pode auxiliar nos desafios diarios de se manter um negócio.
Siga as dicas que separamos e comece a otimizar seu fluxo de caixa.
- Organize a agenda de faturamento
- Estenda as conta a pagar
- Aproveite os incentivos de pagamento antecipado
- Equilibre a base de clientes
- Verifique os preços
- Não compre tudo no mesmo lugar
- Forme uma cooperativa de compra
- Renegocie seguros e políticas do fornecedor
- Aperte o inventário
- Considere o aluguel em vez da compra

1 – Organize a agenda de faturamento
Quanto mais rápido os recebimentos acontecerem, mais capital disponível. Ter um cronograma de faturamento em um software financeiro (como o Nibo) é fundamental. Um sistema de sinalização automática permite classificar as contar a receber e a agir imediatamente sobre as contas vencidas.
2 – Estenda as contas a pagar
Usufrua do máximo de tempo estipulado (geralmente 30 ou 60 dias) para pagar os fornecedores. O período até efetuar o pagamento serve como uma espécie de créditos sem juros para serem utilizados.
3 – Aproveite os incentivos de pagamento antecipado
Em certos casos, os fornecedores oferecem desconto para pagamentos antecipados. Uma boa maneira de entender o benefício é: 2% sobre a fatura de 30 dias é igual a um retorno anual de 24%. Parece interessante, certo? Se os fornecedores não proporcionam esse tipo de incentivo, pergunte, pois podem estar dispostos a dar um desconto em troca de acelerar os recebíveis.
4 – Retenha sua base de clientes
Procure uma maneira de converter simples usuários em clientes fiéis da empresa através de estratégias de retenção. Oferecer um desconto para um contrato mais longo é um ótimo incentivo para obter um compromisso maior de clientes. Dessa forma, pode haver uma redução na margem de lucro, mas vai ajudar a tornar o fluxo de caixa mais previsível.
5 – Verifique preços
Você tem certeza de que os preços da sua empresa seguem o ritmo dos custos operacionais crescentes? Qual foi a última vez que ajustou seu preço? Muitas empresas hesitam em aumentar as taxas porque têm medo de perder clientes, no entanto, muitos clientes já esperam que fornecedores instituam pequenos ajustes regulares. Certifique-se do preço da concorrência! Se os preços são mais elevados, pense na sua posição no mercado de forma estratégica e inteligente.
6 – Não compre tudo no mesmo lugar
Economizar dinheiro dividindo o seu negócio entre fornecedores é possível! Examine com cuidado todos os serviços adicionais e separe em grupos. Se precisar, não hesite em dividir as compras, para ter sempre o custo mais barato. Para ter certeza que está pagando preços competitivos abuse da internet para comparar valores como, por exemplo, compras típicas de escritório.
7 – Forme uma cooperativa de compra
Outra maneira de economizar dinheiro é através da formação de uma cooperativa de compra. Por exemplo, junte o pessoal de várias franquias para fazer compras maiores. Dividindo despesas ou comprando em conjunto pode influenciar no preço final dos produtos.
8 – Renegocie com fornecedores
Existem certas despesas na empresa que podem ser reavaliadas. Serviços básicos como telefonia e internet devem ter as contas examinadas a cada ano, para se certificar do valor real de mercado. Vale a pena ficar atento para esse tipo de fornecedor, já que a escolha correta pode acarretar em uma boa economia de dinheiro.
9 – Aperte o inventário
Regularmente avaliar entradas e saídas do estoque para assegurar que estão dentro das normas da indústria é extremamente importante. O cálculo do índice de giro do estoque (custo dos produtos vendidos, dividido pelo valor médio do inventário) pode ajudar. Evite comprar mais do que precisa, principalmente quando os fornecedores insistirem com grandes descontos. Além disso, periodicamente verifique o inventário para o estoque velho e ultrapassado, tente vendê-lo a um custo capaz de melhorar a liquidez da empresa.
10 – Alugue ao invés de comprar
Em longo prazo, o aluguel custa mais do que a compra, porém os custos podem ser justificados pelos benefícios de um fluxo de caixa mais tranquilo. A locação de equipamentos de computador, carros, ou outras ferramentas necessárias para expandir o negócio evitam amarrar dinheiro ou linhas de crédito que poderiam ser mais bem utilizados para a execução do dia a dia da empresa.
Sem comentários:
Enviar um comentário