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Por Que, Dentro de Uma Mesma Rede, Encontramos Franqueados Que Fazem Sucesso e Outros Não?

Dentro de uma mesma rede de franquia encontramos, muitas vezes, franqueados que fazem sucesso e outros não. Como explicar esse fato se todos estão recebendo a mesma assistência? Vários fatores contribuem para essa diferença de desempenho, mas os principais estão ligados ao perfil adequado ao tipo de negócio escolhido, o preparo e dedicação, e também, a localização da unidade franqueada. Acreditamos que o preparo e a dedicação tanto da parte do franqueado como do franqueador são fatores decisivos na determinação do sucesso do empreendimento.
Uma grande maioria de pessoas que aderem ao sistema de franchising não têm nenhuma experiência anterior em negócios, por isso mesmo, consideram que ao pagar a taxa de franquia estão comprando o passaporte para o sucesso. E na verdade são esses os que mais precisam se preparar para ingressar nesse sistema de negócios. Por falta de conhecimento, vão, muitas vezes, escolher mal uma franquia ou exigir mais do que o franqueador está se habilitando a oferecer. Aqui começa a aparecer um ponto delicado para o franqueador: frustrar as expectativas do franqueado. Todos nós sabemos o que isto representa na atividade comercial.
Além de buscar conhecer o funcionamento do sistema é importante que o franqueado faça uma análise detalhada da circular de oferta da franquia e do contrato. Esses documentos determinam os direitos e deveres de ambas as partes. Mas nasce aqui mais um ponto de checagem do franqueador: será que a documentação que o candidato recebeu foi clara e objetiva, e principalmente, se o candidato, antes de assinar o contrato, leu e entendeu tudo perfeitamente? Pasmem: tem candidato que não lê, não entende tudo, porém, assina assim mesmo.
A primeira decepção do franqueado, muitas vezes não é com o mercado, é com o franqueador. Por isso é preciso certificar de que tudo ficou muito claro antes da assinatura do contrato. Alertamos mais uma vez aos franqueadores que as expectativas frustradas dos franqueados serão bem lembradas, e às vezes excessivamente valorizadas, quando eles estiverem conversando com os futuros candidatos à sua rede de franquia. É aqui que está o maior desperdício do sistema: franqueados trabalhando contra a venda de novas unidades.
Assim, a empresa franqueadora precisa estar bem organizada, possuir administração eficiente, estruturada com qualidade, para que possa passar aos seus franqueados padrões corretos de administração e atendimento. Na verdade a responsabilidade do franqueador é a de ensinar o franqueado a ganhar dinheiro com o negócio. Ao franqueado cabe é aprender a administrar e administrar com eficiência. Muitos reclamam da falta de uma assistência contábil; isto, como todos os empresários, eles devem obter junto aos contadores que escolheram. Os controles financeiros e orientações contábeis básicas devem constar do Manual Administrativo que o franqueador passa aos franqueados.
É imprescindível envolver toda a empresa franqueadora no processo de atendimento permanentemente qualificado. Para isso torna-se necessário o comprometimento total de toda a equipe do franqueador que deve estar bem treinada para atender da melhor forma possível aos franqueados da rede, estabelecendo uma relação ganha-ganha duradoura.
Hoje, uma franquia comercial, bem estruturada, deve preocupar-se em promover uma contínua troca de experiências internas no seu grupo de trabalho e externa, entre os franqueados. Deve saber ouvir seus franqueados, definir planos estratégicos de melhoria constante, visando sempre maior agilidade, diferenciais de competitividade, e o melhor atendimento ao seu cliente final franqueado.
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