domingo, 28 de julho de 2013

3 Dicas para se sair bem em uma reunião de negócios

Não tem como evitar as reuniões, elas são necessárias seja para fechar negócios, apresentar um novo produto ou resolver assuntos da empresa. Para alguns, a sala de reuniões pode se tornar uma sala de tortura e acabar não rendendo nada, além de custar um tempo precioso que poderia ser investido em mais trabalho. 
reunião de negocios

Contudo, a consultora de imagem Lilian Riskalla nos fala que reuniões são ótimos lugares para fazer networking, então seguir algumas regras de etiqueta profissional só vai melhorar a sua imagem frente a colegas, clientes, fornecedores e superiores hierárquicos. 
Preparamos aqui 3 dicas para suas reuniões renderem mais ainda.

  • Planeje com antecedência


Essa preparação inclui tudo, até mesmo a roupa que você vai usar. Pode parecer bobagem, mas a roupa que você veste reflete seu profissionalismo e seu interesse no assunto, além de ter uma grande influência na impressão que as pessoas terão sobre você. 
Mas, antes disso, estude os assuntos e pesquise sobre eles, principalmente se a reunião for guiada por você. É muito importante que você esteja familiarizado com todos os temas previamente. Não esqueça de deixar todo o material necessário à mão, como papel, caneta e slides.
Por fim, não se atrase. Além de consumir o seu tempo e das outras pessoas, você mancha sua credibilidade.

  • Tenha um comportamento profissional


A maneira como você senta já revela muito sobre o que você está esperando ou a importância que dá para aquela reunião. Trate os desconhecidos por senhor e senhora, ponha o celular no silencioso e não atenda-o no meio da conversa. Caso esteja esperando uma ligação muito importante, avise as pessoas antes de começar.
É importante também opinar, mas não tente ser mais esperto que os outros, seja transparente e fale apenas o que for acrescentar alguma coisa a você mesmo e a todos. Respeite o palestrante e evite conversas paralelas, você pode estar perdendo informações importantes até para o seu futuro profissional, por isso, mostre sempre o seu melhor.

  • Tome nota 


Não confie apenas na sua memória. Por mais afiada que ela seja, você pode esquecer de detalhes muito importantes. Anote tudo o que for pertinente ao seu trabalho e não esqueça de anotar suas próprias ideias e expô-las também, afinal, elas também são importantes. Mas procure não fugir do assunto, isso desvia o foco e diminui a produtividade. Aproveite esse espaço para mostrar suas qualidades profissionais. 

Pensando de uma maneira mais positiva, você pode perceber que as reuniões são oportunidades de transmitir sua imagem profissional e colaborativa. Lembre-se que nesse espaço você será analisado, então aproveite esses minutos para mostrar o seu melhor. Uma reunião não precisa significar horas perdidas, ao contrário, elas podem ser a sua oportunidade de crescer na sua profissão. 


Para causar uma boa impressão no seu cliente, conheça a sala de reunião da Sevana Coworking, um espaço com infraestrutura superior e  localização privilegiada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário