quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O QUE O CLIPE TEM A VER COM NOSSA CARREIRA?



JOSÉ ZULMAR LOPES-05

Seguir JOSÉ ZULMAR

O QUE O CLIPE TEM A VER COM NOSSA CARREIRA?- O clipe é o triunfo da simplicidade. Oito dobras fáceis, que podem ser feitas à mão, sem auxílio de nenhum instrumento.

COMO SURGIU
Na verdade o chamamos carinhosamente de “clipis”, posto que clipe lembra a MTV ou musica na web. De acordo com um folclore popular, um norueguês chamado Johan Våler i Hedmark inventou o clipe de papel em 1899 e registrado uma patente em 1899 na Alemanha e em 1901 nos Estados Unidos. O segredo do clipe é a simplicidade e a criatividade

E O QUE TEM A VER CONOSCO NAS EMPRESAS?
Empresas apreciam funcionários criativos e.... simples. Aliás, mais que apreciar, elas dependem deles para quase tudo: bolar novos produtos, aumentar a PRODUTIVIDADE, melhorar a rotina,encontrar nichos de mercado inexplorados, e por aí vai. Vou falar de simplicidade na comunicação tendo o “clipis” como exemplo

A SIMPLICIDADE DO CLIPE E A COMUNICAÇÃO
Como se expressar, seja escrevendo, seja falando? Essa é uma das questões presentes desde sempre para a humanidade. Na vida profissional ou amorosa, numa apresentação de trabalho a seus chefes na empresa ou numa mera conversa de bar, comunicar-se bem faz toda a diferença. Muitos sábios detiveram-se nesse tema. Quase todos condenaram a VERBORRAGIA, a eloquência desmedida, a SUNTUOSIDADE VERBAL . A opção é pela simplicidade e pela brevidade. Uma pessoa afetada na maneira de falar ou escrever é afetada em outras esferas. "A verdade precisa falar uma linguagem simples, sem artifícios", escreveu um filósofo da Antiguidade.

E DAÍ SURGIU O ESPARTANO
O filósofo Montaigne (1533-1592) dedicou linhas brilhantes ao assunto em seus Ensaios. Montaigne conta duas histórias instrutivas e divertidas. Numa delas, os embaixadores de uma cidade grega tentavam convencer o rei de Esparta a aderir a um esforço de guerra. O ESPARTANO DEIXOU-OS FALAR LONGAMENTE . Depois, disse: "Não lembro do começo nem do meio da argumentação de vocês. Quanto à conclusão, simplesmente não me interessa".

Na outra história, dois arquitetos atenienses disputavam a honra de construir um grande edifício. A platéia à qual cabia a escolha ouviu um EXTENSO DISCURSO do primeiro arquiteto. As pessoas já se inclinavam por ele quando o segundo disse apenas: "Senhores atenienses, o que este acaba de dizer eu vou fazer"

Os espartanos eram admirados por Montaigne pela SIMPLIDADE com que viviam e se expressavam. Ele conta que uma vez perguntaram a uma autoridade de Esparta por que não colocavam por escrito as regras da valentia para que os jovens pudessem lê-las. A resposta foi que os espartanos queriam acostumar seus jovens ANTES DOS FEITOS QUE ÀS PALAVRAS "O mundo é apenas tagarelice e nunca vi homem que não dissesse antes mais do que menos do que devia", disse Montaigne.

“CALA A BOCA MAGDA”- FALOU PLUTARCO
Outro mestre de Montaigne, Plutarco, autor de Vidas Paralelas, mostrou que FALAR DEMAIS PODE SER PERIGOSO . "A palavra expõe-nos, como nos ensina o divino Platão, aos mais pesados castigos que deuses e homens podem infligir", disse Plutarco. "Mas o silêncio jamais tem contas a dar. Não só não causa sede como confere um traço de nobreza." Não falar nada é, não raro, a melhor coisa que temos a dizer, mas uma força irresistível parece sempre nos empurrar para o "mundo da tagarelice" tão bem definido por Montaigne. E, então, estamos condenados a produzir "mais ruído que sentido", para lembrar a grande sentença de Sêneca.

APRESENTANDO RESULTADOS PARA A DIRETORIA
Junto com o Power Point leve um clipe no bolso quando fizer sua apresentação e na emergência pegue ele na mão, e disfarça...
Falando nisto, e com este clipe aqui na mesa paro por aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário