Saiba como argumentar com seu gestor
Em algum momento da carreira, os profissionais se deparam com a situação onde seu líder declina algumas ideias da equipe, e toma decisões que a maioria acredita ser equivocada.
Muitos se calam, pois acreditam que a atitude de discordar do chefe pode ser prejudicial.
O debate de ideias no ambiente de trabalho é algo saudável, e reconhecer que a opinião pessoal realmente interessa aos demais é extremamente importante. Segundo a coaching de RH Luiza Brandão, da SB Consultoria, com o desenvolvimento do conjunto certo de habilidades, “é possível expor qualquer ponto de vista sem impactar de forma negativa o relacionamento com os colegas de trabalho e, principalmente, com o gestor”.
Já para o especialista em gestão empresarial, Rodrigo Teodoro Castilho, ser um funcionário omisso em relação a argumentações e discussões abala a relação, que deveria ser de parceria e nunca de superioridade, entre líder e liderado.
“As dúvidas que pairam na cabeça dos profissionais provêm da falta de autonomia e confiança dentro do ambiente de trabalho. Alguns se sentem coagidos a apenas seguirem instruções, pois dificilmente as tomadas de decisões importantes são divididas com o time, e quando essa oportunidade existe, não se sentem à vontade em contrariar a opinião do gestor com medo de arriscar o trabalho”, explica Castilho.
Abaixo, Luiza Brandão indica algumas dicas de como contornar uma situação de desavença com o líder:
1. Saiba se expressar
Aprender a falar é vital para o sucesso, e quanto mais cedo resolver problemas racionalmente através de um diálogo maduro, maior é o passo que se dá em relação à carreira.
Aprender a falar é vital para o sucesso, e quanto mais cedo resolver problemas racionalmente através de um diálogo maduro, maior é o passo que se dá em relação à carreira.
2. Fale em particular
Se não concordar com uma decisão do líder, a pior coisa a se fazer é dar uma opinião ácida na frente dos outros ou disparar um e-mail “esquentado”. Peça para conversar pessoalmente em um lugar privado. Escolha o momento certo, pois pode não ser uma boa ideia discutir enquanto os ânimos estiverem exaltados.
Se não concordar com uma decisão do líder, a pior coisa a se fazer é dar uma opinião ácida na frente dos outros ou disparar um e-mail “esquentado”. Peça para conversar pessoalmente em um lugar privado. Escolha o momento certo, pois pode não ser uma boa ideia discutir enquanto os ânimos estiverem exaltados.
3. Certifique-se que a sua sugestão é o caminho mais correto
Não corra riscos. Apresente a sua ideia sobre como desenvolver uma tarefa ou realizar um projeto para os membros do seu time e tenha certeza de que ela é assertiva.
Não corra riscos. Apresente a sua ideia sobre como desenvolver uma tarefa ou realizar um projeto para os membros do seu time e tenha certeza de que ela é assertiva.
4. Inicie a conversa com uma crítica positiva
Não dê o pontapé inicial sendo negativo. Elogie algo sobre a solução sugerida pelo chefe e, em seguida, esclareça suas intenções, preocupações e recomendações para torná-la ainda melhor.
Se o líder ficar na defensiva, reafirme suas expectativas positivas e permita que ele expresse quaisquer observações acerca do que está propondo.
Não dê o pontapé inicial sendo negativo. Elogie algo sobre a solução sugerida pelo chefe e, em seguida, esclareça suas intenções, preocupações e recomendações para torná-la ainda melhor.
Se o líder ficar na defensiva, reafirme suas expectativas positivas e permita que ele expresse quaisquer observações acerca do que está propondo.
5. Não desanime
Por fim, não fique desapontado caso, em última instância, o gestor não mude de ideia. Lembre-se que expressar sua opinião é bom para a empresa, e permite que todos conheçam a sua preocupação com o sucesso dos planos da equipe.
Por fim, não fique desapontado caso, em última instância, o gestor não mude de ideia. Lembre-se que expressar sua opinião é bom para a empresa, e permite que todos conheçam a sua preocupação com o sucesso dos planos da equipe.
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