quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Acesso e permanência na Educação Básica

Acesso e permanência na Educação Básica
Quero começar este texto dizendo como é fundamental planejar a educação de um cidadão que estar iniciando a sua vida em um mundo de conhecimento e vivencia humana.
Se acompanharmos as notícias de Educação veremos uma grande diferença nesse sistema básico, ou seja, cada município deste país  é responsável de iniciar a criança neste estágio ; E analisamos quanta diferença existente  entre municípios, onde se destacam e outros sofre com suas estruturas básicas desde a falta de quites escolares, salas de aulas insuficientes ,professores poucos qualificados para a demanda ,ausência de um transporte para deslocamento de áreas longe do local  escolar, e principalmente a falta de gestão por partes das autoridades que tratam essa questão como fossem apenas uma desculpa de falta de caixa $.
Tenho a convicção que estaremos  perdido nesse sistema tão frágil de enxergarmos o futuro  deixando de cobrar os direitos que são adquiridos na Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) deve ser gerida e organizado dentro da lei 9394/96
Tenho a conclusão que o Estado em seus conceitos são bem elaborados e até um exemplo internacional em suas Leis e Diretrizes, mas na prática não são planejados total e as vezes parcialmente aplicados como já citei antes com a famosa desculpa de falta de caixa $.
Venho também relatar que as pessoas que formaram as Leis estão esquecendo de um fator muito importante que a nação só é nação quando a sociedade participa no processo educacional exigindo os seus direitos e cumprindo os deveres com compromisso de  fiscalizar, cobrar essa participação; Venho dizer novamente que esses conceitos de vivencia de nossa sociedade é o fruto daqueles que lutaram em épocas remotos e as transformações são acrescentadas para melhoria de todos na visão que educação é melhor arma de defesa para um país avançado.   
Segue abaixo um contexto de realidade vista hoje no Brasil.


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