Invista em seu próprio negócio
Publicada em: 24/06/13
Fátima Prado, diretora da MegaMatte: uma das alternativas para quem quer ter negócio próprio
claudinei@oamarelinho.com.br Enquanto o Produto interno Brasileiro (PIB) de 2012 avançou apenas 0,9%, o setor de franquias, no mesmo ano, evoluiu 16,2%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), com faturamento em torno de R$ 103 bilhões. Foram gerados, no período, mais de 103 mil empregos (crescimento de 12,3% em relação ao ano anterior) por parte de 2.426 marcas. Se os números são positivos, a expectativa de crescimento é ainda maior para este ano: 16% em faturamento e 11% na criação de novas oportunidades no mercado de trabalho, com destaque para setores como Hotelaria e Turismo, Limpeza e Conservação e Informática e Eletrônicos. “Os números revelam a maturidade do setor”, diz a presidente da ABF, Cristina Franco. Microfranquias
E para quem acha que ter o negócio próprio é algo distante, uma boa alternativa é apostar nas microfranquias, que pedem investimentos de R$ 7.500,00 a R$ 80.000,00. É preciso, porém, entender quais são as regras do jogo, uma vez que há também cobrança de royalties e taxa de franquia, que variam de acordo com cada marca.
Para Artur Hipólito, sócio-diretor do Grupo Zaiom (que reúne as marcas Home Angels, Tutores, Doutor Faz Tudo, Amigo Computador, Dr. Jardim, Home Depil e Fale Globish), as microfranquias vieram quebrar o paradigma de que é necessário ter muito dinheiro para ser um empreendedor. “É preciso, porém, ter a ciência de que se está trocando o mundo do emprego pelo mundo do trabalho”, diz. Se o trabalho é grande, as franquias caracterizam-se por minimizar os riscos dos investidores, que, em geral, apostam em marcas já reconhecidas e recebem todo o aparato necessário para dar andamento ao negócio, como treinamentos em setores como Marketing, Comercial, Internet e Recursos Humanos. Hipólito indica alguns fatores importantes para quem quer apostar em uma microfranquia do grupo Zaiom, cujos investimentos iniciais oscilam entre R$ 10 mil e R$ 30 mil. “Primeiro, é preciso vencer o medo de empreender, superar momentos adversos, se identificar com o negócio, avaliar o setor que pretende atuar e perseverar sempre.” Para Fátima Prado, diretora-executiva da MegaMatte, empresa que aposta na comercialização de produtos saudáveis, é fundamental ainda que um franqueado saiba relacionar-se com os seus principais públicos: colaborador e consumidor e respire o DNA da marca. “Saber o que quer e assumir riscos também são características de quem quer apostar em uma microfranquia.” Entre os benefícios elencados por Fátima está o fato de o franqueado só se preocupar em empreender no Ponto de Venda (PDV), uma vez que cabe ao franqueador dar todo o suporte necessário em outras áreas, incluindo a criação de novos produtos e acompanhamento em toda a fase pré-inauguração. Com o slogan “Brahmeiro, venha ser o novo empreendedor brasileiro”, a Ambev desenvolveu a microfranquia Nosso Bar, com investimento total estimado em R$ 28 mil (inclusos instalação, taxa de franquia e capital de giro), expectativa de faturamento médio de R$ 25 mil, royalties de R$ 250,00 a R$ 500,00 por mês e prazo de retorno a partir de 12 meses. Em contrapartida, o franqueado tem vantagens como fachada e ambientação, programas de treinamento, consultores especializados, promoções e materiais exclusivos e atendimento diferenciado. Segundo o gerente nacional de franquias da Ambev, Carlos Augusto Vargas, a microfranquia Nosso Bar acompanha o crescimento da classe média brasileira e busca promover o conceito de bar popular, respeitando as características de cada bairro e franqueado, que pode personalizar o nome do estabelecimento e o cardápio, desde que alinhados ao interesse de seu público. “O empreendedor deve ter habilidade com o público, tino comercial e querer crescer”, resume. Por fim, Marcelo Shioda, da ABLSAN – Planejamento e Comercialização de Shopping Centers, ressalta que localidades como os shoppings têm cada vez mais aberto oportunidades para quiosques e oferta de serviços que casam bem com quem busca microfranquias. “Há uma ideia errada que menciona o alto custo de uma locação no interior de um shopping. Mas, em contrapartida, o movimento também é maior”, finaliza. Foto: Liliane Lemma |
SE TRATA DE UMA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DESIGUAL
sexta-feira, 28 de junho de 2013
Invista em seu próprio negócio
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