quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ouça seus clientes!

Ouça seus clientes!


#dica Ofereça um serviço de atendimento ao cliente, qualquer serviço, mas esteja sempre disposto a ouvir. #empreendedorismo

Você está sempre disponível, a qualquer hora do dia, para atender clientes que chegam sem prévio aviso? Hora, claro que não. Todos nós temos compromissos a honrar, reuniões para comparecer, tarefas para executar. Por isso, a dica que quero deixar é: Criem, através das ferramentas disponíveis, quaisquer canais para que seus clientes possam encontrá-los e registrar suas solicitações.
Canais de atendimento a clientes recebem pedidos, solicitações de orçamentos, mas também ouvem sugestões, elogios, críticas, apontamentos etc. Estar disposto a ouvir, significa estar aberto a receber feedbacks.
É simples, toda a ação gera uma reação. Esperar somente ouvir elogios é um desperdício de tempo. Claro, os elogios nos engrandecem, mas são as críticas que nos fazem crescer. Quando as críticas vêm de clientes, elas geralmente significam: “Não estamos satisfeitos ainda, você pode melhorar!” Exatamente isso, quando a crítica vem direto a você, significa que seu cliente espera que você possa aprimorar seu trabalho, para continuar a atendê-lo.
Agradeça, receba a crítica com humildade, reflita, e só então decida: “Preciso adaptar esta solicitação ao meu trabalho?”
Quanto às demais, agende-se, organize-se e concentre suas atenções para responder a todos. Nem que seja apenas para dizer: “Muito obrigado por seu contato!”

Até a próxima!

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