Cliente online tem oito vezes mais valor que presencial
- Escrito por Rômulo Madureira
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Vice-presidente da TCS, o indiano Ankur Prakash, concedeu entrevista ao portal NoVarejo e falou sobre omnichannel, tecnologia e big data
No Brasil para o World Retail Latin America, o vice-presidente da TCS, Ankur Prakash falou na última quinta-feira com o portal NoVarejo. A TCS é uma empresa indiana especializada em serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, procurando oferecer resultados reais para empresas globais. A companhia oferece consultoria em tecnologia da informação, infraestrutura, engenharia e serviços de garantia. Conta com 285 mil consultores em 44 países, mil deles no Brasil. Receita fiscal do último ano foi de US$ 11,6 bilhões. Estimativa da própria empresa é de duplicar sua estrutura no país em três anos.
Para Prakash, o cliente online tem oito vezes mais valor que o presencial. “O cliente online ou do mobile oferece muito mais possibilidades do que o consumidor que apenas visita as lojas físicas. Online, há sinergia e o cliente pode fazer pedidos e gastar seu dinheiro em diferentes casos e situações, dependendo de sua conveniência e necessidade”, explica.
É aí que entra o omnichannel, a tecnologia sendo colocada em prática para atender às demandas do consumidor. “Mais do que simplesmente um termo da moda, o omnichannel é uma ferramenta importante essencial para os varejistas. Se não háomni é muito difícil que sua firma siga no mercado e tenha utilidade como empresa. Se vemos especificamente e exclusivamente consumidores que entram em uma loja. A única maneira que podemos trazer mais oportunidades/utilidades e seguir com o market share é através do omnichannel”, contextualiza.
Para Prakash, o cliente online tem oito vezes mais valor que o presencial. “O cliente online ou do mobile oferece muito mais possibilidades do que o consumidor que apenas visita as lojas físicas. Online, há sinergia e o cliente pode fazer pedidos e gastar seu dinheiro em diferentes casos e situações, dependendo de sua conveniência e necessidade”, explica.
É aí que entra o omnichannel, a tecnologia sendo colocada em prática para atender às demandas do consumidor. “Mais do que simplesmente um termo da moda, o omnichannel é uma ferramenta importante essencial para os varejistas. Se não háomni é muito difícil que sua firma siga no mercado e tenha utilidade como empresa. Se vemos especificamente e exclusivamente consumidores que entram em uma loja. A única maneira que podemos trazer mais oportunidades/utilidades e seguir com o market share é através do omnichannel”, contextualiza.
O vice-presidente da TCS entende que o que ‘manda nos negócios é a tecnologia’. “É como se alcançam as metas. Todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou de grande porte, podem e devem usar o omnichannel. Em qualquer pequeno comércio, em qualquer esquina de qualquer país do mundo, 70% das pessoas fazem seu pedido por telefone. É como se fosse online. Quem não tiver esta capacidade, de atender demandas se adaptando à novas tecnologias, creio que estará fora do mercado muito rapidamente”, sentencia.
A experiência de Prakash indica que o consumidor quer ver o produto antes de comprar. “Ele quer ver o site de e-commerce, o portal da empresa, quer saber da mercadoria por telefone. E se há um defeito, ele quer saber onde pode reclamar. O cliente pensa cada vez mais antes de tomar uma decisão e está cada vez mais inteligente para comprar”, diz.
O executivo conclui falando sobre o fenômeno do big data. “O big data nada mais é do que a inteligência do negócio. O intuito de acumular toda a informação é que podemos analisá-la bem e tomarmos uma decisão diferenciada e específica para servir cada cliente. Se um cliente prefere uma marca e eu não ofereço essa marca, logicamente vou perder o negocio para o meu concorrente”, finaliza.

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