Dica
Currículo bom = Mais chances de contratação
Saiba como elaborar um currículo atrativo aos olhos do recrutador e aumente suas chances de contratação
Renata Silva
O período de maior contratação de colaboradores chegou e está a todo vapor. Seja em processos internos ou por meio de empresas de recrutamento e seleção, a contratação está diretamente ligada à elaboração de um bom currículo. Ele é a primeira impressão que o recrutador tem do candidato, e por isso ele deve conter mais do que informações sobre o histórico e o objetivo profissional do aspirante a vaga. O currículo deve ser claro, objetivo, bem formatado, coerente e atingir o seu real propósito: a contratação.
![]() |
O RH identifica um currículo bem elaborado por meio da escrita do candidato e da maneira como ele organiza as informações presentes nele. O recrutador normalmente atenta-se às qualificações informadas pelo candidato, objetivo e experiências anteriores, fazendo assim uma avaliação se aquele candidato está apto pela vaga. Outro fator relevante e que pode influenciar na escolha do candidato em um processo seletivo é a formatação do currículo. Nada de cores fortes, imagens, fontes diferentes e informações irrelevantes. O bom senso é a alma do bom currículo e a falta dele pode significar o descarte do profissional logo na pré-seleção de candidatos.
Para desenvolver um bom currículo as especialistas da Talent Group, Vânia Cozzolino, diretora comercial, e Janaína Andrade, coordenadora de recrutamento e seleção, trazem dicas essenciais para a elaboração do documento. Aplique-as e fique mais próximo da contratação!
Estrutura e formatoUm currículo deve ter uma estrutura organizada, clara, resumida e com objetividade diante do cargo para o qual está concorrendo. Utilize fontes comuns e não abuse das cores (preto e branco são ideais). Faça parágrafos curtos, com cerca de duas linhas cada, e não use abreviaturas ou códigos. Isso, com certeza, prejudicará a compreensão do recrutador.
Só o necessárioCurrículos com muitas páginas ou informações desnecessárias (como por exemplo, número de documentos pessoais, fotos quando não solicitadas, etc) tornam-se cansativos no momento de realizar uma análise. O currículo deve conter apenas informações relacionadas às experiências profissionais do candidato, pois características pessoais serão avaliadas pelo recrutador no momento da entrevista.
Escrita correta e coerenteAtente-se ao português no momento de descrever as qualificações profissionais e/ou atividades desenvolvidas anteriormente. Os erros de português podem acabar com a oportunidade de participar de um processo seletivo.
FotoPermitida, desde que seja uma solicitação do recrutador no momento em que realiza o anúncio da vaga ou faz a pré-triagem por telefone. Caso não seja solicitado, a foto pode ser vista como um excesso por parte do candidato.
Pouca ou nenhuma experiênciaA falta de experiência profissional é um dos maiores obstáculos enfrentados pelos candidatos no momento de elaborar o currículo. Dessa forma, utilize palavras que se identifiquem às habilidades que você aprendeu ou utilizou, na universidade, cursos extracurriculares, ou em algum trabalho freelancer, e destaque cada conquista obtida.
Venda o seu peixeA metade da primeira página do currículo é como uma propaganda de horário nobre. Nesse espaço cite suas principais conquistas e melhores habilidades. Essa tática faz com que o recrutador veja de cara as informações mais importantes.
Defina seu objetivoSeja claro quanto ao objetivo profissional do seu currículo. Ele deve estar de acordo com a vaga pleiteada. Reserve um tempo para adaptar o currículo à vaga almejada. Isso desperta o interesse do selecionador.
MentirasNunca minta. Essa é a mais importante regra para a elaboração de um currículo. A vida é plena de erros e acertos, portanto, simplesmente seja honesto. Bons recrutadores costumam checar certas informações sobre cursos, certificações, idiomas e atividades realizadas.

Sem comentários:
Enviar um comentário