Empreender é Transformar
Postado por Adriano Foss em 11 de novembro de 2013
Quando você decide iniciar um negócio, será que consegue perceber tudo o que esse seu ato representará? Quantas vidas serão direta e indiretamente afetadas? Quanto tempo da sua vida, diário, semanal, mensal, anual você precisará investir para fazer esse negócio dar certo?
Vã filosofia? Nada disso!
Ressalto a importância de empreender, para lhe questionar sobre sua Missão e Visão.
Não apenas as do seu negócio, não para fazer um lindo quadrinho e colocar na parede. A propósito, na sua empresa tem um desses na parede? Você sabe o que está escrito lá? Seus colaboradores fazem ideia de, para quê aquilo serve?
A transformação começa pelo sonho
Você se lembra dos sonhos que tinha quando iniciou seu negócio? Já parou para conversar com seus colaboradores sobre os sonhos deles?
Se em um grupo de pessoas, cada um quer algo diferente, se você não conhece os sonhos de quem está ao seu lado e ninguém conhece o seu, como poderão se ajudar?
Pense: Você e sua equipe estão em um barco, em alto mar e cada um destes tripulantes pensa em remar em direção a um país diferente. Como chegarão a algum lugar? Você realmente acredita que apenas ordens, são suficientes para fazer com que as pessoas deixem de lutar pelos sonhos delas, para perseguir o seu?
Para transformar é preciso liderar
Se você conhece os anseios de sua equipe, converse com as pessoas sobre uma forma de fazer do seu negócio, a alavanca em comum, para que todos possam buscar suas metas pessoais.
Ofereça-se para fazer concessões, cobre resultados impondo metas alcançáveis, nas quais as vitórias sejam de todos.
Lembre-se: “As pessoas querem resolver os problemas delas, não os seus!”
Conhecendo os sonhos de todos, hora de definir as metas em comum.
Transformar é unir forças
Quando todos entenderem que a responsabilidade pelos resultados é de todos, e quando tiverem certeza que também desfrutarão, proporcionalmente é claro, dos resultados atingidos, você terá sua equipe ao seu lado.
Mas o que isso tem a ver com Marketing?
Simples! “Um Marketing bom não corrige uma empresa ruim!”
Se você quer se relacionar com seus clientes, mostrar os benefícios do seu negócio e obter resultados positivos, faça sua lição de casa: Integre sua equipe!
Se você quiser lançar uma promoção, promover uma oferta, uma mudança de layout, de vitrine, ou até mesmo criar um novo serviço, busque na sua equipe as informações necessárias para iniciar sua estratégia.
As pessoas do atendimento conhecem o comportamento dos seus clientes, a equipe de produção conhece seus pontos fortes, fracos, potenciais que podem ser trabalhados e gargalos onde a produção emperra… Não que você não saiba, mas você não consegue estar em todos os lados ao mesmo tempo! E você sabe, tem muita coisa que as pessoas não falam diretamente para você! Mais um motivo para ter sua equipe ao seu lado!

Sem comentários:
Enviar um comentário