Como divulgar minha empresa na Internet
Postado por Adriano Foss em 20 de novembro de 2013
O que você sabe sobre Marketing Digital? Muita gente fala hoje sobre Marketing Online, mas às vezes, parece que isso tudo está tão distante das pequenas empresas. Conhecimento, investimento, tempo…
Afinal, o que uma pequena empresa com sede física, off line mesmo, pode fazer para iniciar um trabalho de Marketing Digital?
Para ajudar a esclarecer isso criei esta série de Dicas, vamos lá:
1 – Entenda o seu Nicho
Sempre que falarmos de negócios, vamos precisar falar sobre segmentos ou nichos. Você realmente precisa saber o que o seu negócio representa para toda a sua cadeia produtiva. Da fabricação de um produto, a entrega ao consumidor final, você tem que conhecer quais são os pontos necessários para o seu negócio funcionar, para então, começar a pensar em inovar em um ou mais desses pontos.
2 – Defina seu público-alvo
Vai e volta e o assunto é o mesmo né? Então, isso só significa uma coisa: Que fazer marketing é simples! É simples sim, mas não é fácil.
Descubra quem é o seu cliente, monte o seu Cli-Per (perfil médio de cliente), foque suas estratégias todas para atrair e conquistar esse perfil de cliente e esteja pronto para atender da melhor forma possível, a menor interação que surgir.
3 – Benchmarking
O próximo passo é ver como o seu nicho está se comportando na Internet. Quais são as marcas que já obtém algum sucesso e qual são as estratégias utilizadas por essas empresas para conquistar clientes. Analise com cuidado pontos fortes e fracos desses concorrentes, para então montar a sua estratégia.
Antes de começar é bom saber qual é o valor que você vai agregar ao seu mercado. Potencialize ao máximo os seus diferenciais competitivos.
4 – Tenha um site
Mínimo, básico, obrigatório! Qualquer estratégia é falha, quando você não estabelece a sua base, onde você pode ter 100% de controle. O site da sua empresa é o lugar para onde você deve atrair os seus clientes, é a sua filial nesse imenso ambiente virtual.
Nunca confie a criação do seu site a amadores, sobrinhos e heróis de fim de semana. Quando você precisar de suporte, já sabe como vai ficar não é?! E sem contar que até um site básico, para ser seu primeiro site, precisa de alguns pré-requisitos para lhe dar alguma segurança.
Caso você não tenha uma agência de confiança, eu posso ajudar nessa parte. Veja oPortfolio da Six Interfaces aqui. Ou envie um e-mail diretamente para mim:adriano@6i.com.br
Utilize as mídias e redes sociais, como pontos estratégicos para atrair e se relacionar com o seu público, de acordo com a característica de cada uma dessas mídias. Mas não esqueça, todo o conteúdo produzido dentro dessas redes pode acabar se perdendo, pois sempre haverá uma nova grande rede surgindo ou conceitos mudando. Eu explico isso com detalhes, em um vídeo que fiz já há algum tempo, mas que pode ajudar.
Assista: Sites Profissionais Corporativos
5 – Aprenda a se relacionar na Internet
Respeito. Esse é o maior talento que um profissional e uma empresa precisam desenvolver e praticar para se dar bem na Web. Respeito aos usuários dos sites e redes sociais, aos concorrentes, aos veículos de informação…
Todo mundo sabe que as empresas querem vender. Por isso, você não precisa ficar alardeando ofertas o tempo todo e em todos os lugares. Observe o comportamento dos usuários de cada rede social, a proposta de cada veículo e participe se possível, agregando valor com o seu conhecimento, assim quem sabe, você poderá se transformar em uma referência da sua área, para esses participantes.
6 – Estabeleça rotinas para o trabalho online
Diária ou semanalmente, sempre tire um tempo para atualizar os seus perfis e os de sua empresa. Compartilhe novidades, notícias e outros lançamentos da sua área. Foque na sua atividade e no seu Cli-Per. Responda todas as interações, inclusive as negativas. Por incrível que pareça, interações negativas ou reclamações, por vezes, ajudam você e sua empresa a se posicionar e provar que não tem nada a esconder.
Todo mundo sabe que problemas acontecem! Ninguém espera que sua empresa seja perfeita, mas todos exigem que você seja eficaz e proativo, na resolução dos problemas que ocorrerem.
7 – Integre a sua equipe
Sabe qual é o risco que você corre, quando faz uma campanha publicitária da sua empresa, promoção, produto ou serviço?
Corre o risco de dar certo! Afinal o não você já tem aí ficando parado, correto? Pois pior que o não de um cliente é o não de um colaborador seu. Eu explico:
Imagina um cliente que chega empolgado para efetuar uma compra, devido a uma promoção anunciada por você e seu colaborador ao atendê-lo responde assim: “Não senhor! Não estou sabendo de promoção alguma!”
Isto é muito mais comum do que se imagina. Ou menos que isso, todas as pessoas que trabalham com você, acabam ficando conhecidas socialmente por ser o fulano de tal que trabalha na empresa X. Exemplo: Olha lá o Adriano da Six Interfaces! Não é assim que acontece?
Dê poder aos seus colaboradores para poderem falar em nome de sua empresa. Como? Treine-os, motive-os! Faça com que se sintam parte da equipe de verdade, e principalmente, corresponsável pela conquista dos objetivos.
8 – Invista em publicidade online.
Veio para internet? Ótimo! Hora de se adaptar ao ambiente. Assim como na vida off line, você também terá que divulgar o seu negócio. Há muito que se fazer sem investir: Marketing de Conteúdo, divulgação em mídias e redes sociais… Mas, uma boa campanha de Facebook Ads e/ou de Google Adwords, impulsionam resultados de forma incrível.
Claro, antes de tudo, construa ofertas relevantes e interessantes para os seus clientes.

Sem comentários:
Enviar um comentário