terça-feira, 1 de outubro de 2013

Veja dicas de concursos por nível de formação e área de atuação

Veja dicas de concursos por nível de 



formação e área de atuação


Boa estratégia de estudo pode fazer a diferença na hora da prova. 
Lia Salgado lista concursos que abrangem áreas de formação específica.

Do G1, em São Paulo
8 comentários
Estudo para concursos públicos (Foto: TV Globo/Reprodução)Estudo para concursos públicos (Foto: TV Globo/
Reproduçã)
O primeiro passo para quem deseja iniciar a preparação para concursos públicos é escolher uma área e iniciar o estudo das matérias básicas. Por isso fizemos uma série de colunas com as principais áreas (veja quadro mais abaixo). Em seguida, o candidato deve organizar a sua rotina e definir os horários de estudo. Quem faz isso desde o início tem um rendimento muito maior, porque consegue estabelecer metas de médio prazo e avançar de forma equilibrada com todas as matérias. Além disso, fica mais fácil manter a concentração quando cada coisa tem a sua hora estabelecida, e até as pessoas com quem o candidato se relaciona aprendem aos poucos a  respeitar o tempo do estudo.
Mande dúvidas sobre concursos no espaço para comentários; perguntas selecionadas serão respondidas em coluna quinzenal
Outro aspecto importante para o sucesso da empreitada é ter uma boa estratégia de estudo, já que são muitas disciplinas, os conteúdos são extensos e, muitas vezes, inéditos. É preciso conhecer a teoria e revisá-la constantemente para não cair no esquecimento. Uma técnica de estudo que costuma funcionar bem é estudar a teoria de cada ponto e, em seguida, fazer alguns exercícios sobre aquele tópico, com consulta. Isso facilita a compreensão e já inicia o processo de fixação, de forma natural.
Quando o estudo chegar ao fim de uma matéria, é a hora de voltar ao início e preparar o material para revisão: as fichas-resumo. Essa tarefa consome algum tempo, e costuma ser negligenciada pelos candidatos, mas as fichas-resumo são um excelente recurso para revisões rápidas após a publicação do edital.
Elaboradas as fichas, o candidato deve testar seus conhecimentos resolvendo muitas provas de concursos anteriores daquela disciplina. Essa providência vai expor os pontos fracos do candidato e familiarizá-lo com o estilo de cobrança que será encontrado nas provas. Também permite perceber se é preciso aprofundar o nível do conhecimento ou ampliá-lo, incluindo novos assuntos.
A partir daí é somente uma questão de ir lapidando aos poucos, corrigindo as falhas do projeto, até o candidato conquistar a aprovação. Vale lembrar que manter o equilíbrio é fundamental, por ser um projeto que pode levar meses ou alguns anos até ser bem sucedido.
Mas, como o primeiro passo costuma ser o mais difícil, preparamos um índice com a lista de todas as áreas de concurso que comentamos em colunas anteriores, e seus respectivos links, para você consultar sempre que desejar e ter mais clareza na sua decisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário