terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Administração de empresas: Aprendendo a liderar

Administração de empresas: Aprendendo a liderar

Posted on 18 de novembro de 2013 by 
Administração de empresas é o curso de graduação mais procurado do Brasil, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP). O curso prepara o aluno para a execução das rotinas organizacionais, como o planejamento financeiro e a contabilidade, mas também há espaço para a psicologia, já que o administrador precisa cultivar relações com clientes, colaboradores e funcionários de todos os níveis e hierarquias. Leia mais sobre o campo da administração aqui.
School business managers
O domínio de conhecimentos técnicos não é o suficiente para ter destaque em um mercado competitivo e alcançar o êxito em um projeto. Carisma e liderança para influenciar e conduzir equipes fazem toda a diferença. E as empresas procuram este perfil na hora de contratar.
Para conversar mais sobre o tema da liderança convidamos Raúl Candeloro, autor, palestrante e fundador da editora Quantum. Raúl trouxe para o debate algumas idéias de Jim Collins, empresário e escritor americano, referência no campo de negócios e sustentabilidade. Leia abaixo e tente identificar qual tipo de liderança você está exercendo ou se preparando para exercer:
“Gosto da idéia de que existem vários tipos de líderes. Um líder nível 1 é uma pessoa com muita habilidade individual, o líder nível 2 trabalha bem em equipe, o líder nível 3 contribui com recursos e conhecimento para as metas e objetivos do grupo. O líder nível 4 estimula as pessoas a atingirem objetivos cada vez mais elevados e o  líder 5 constrói processos e sistemas que transformam a empresa numa máquina de excelência. Empresas de sucesso sustentável precisam de líderes nível 5″.
ADM1
E quais seriam as diferenças entre líder nível 4 e nível 5? “O líder 4 está preocupado com si mesmo, sua imagem, quanto ganha, quanto ganham os outros, o líder 5 está preocupado com a empresa, com o grupo, com a missão que possui em seu cargo”. Outra diferença entre os líderes é a humildade, diz Candeloro. “É o que Collins chama do teste da janela versus espelho. Líderes nível 4 sabem tudo, mandam e os outros obedecem. Quando as coisas vão mal, um líder 4 culpa a equipe (janela) e quando vão bem acham que foram eles mesmos os responsáveis (espelho). O líder 5 faz o contrário: quando as coisas vão mal ele procura o culpado no espelho e, quando vão bem, aponta pela janela, para a equipe, e diz que eles são os responsáveis pelo sucesso”.
ADM4
Líderes nível 5 muitas vezes não tem personalidades necessariamente inspiradoras ou motivadoras. O que eles têm são missões inspiradoras e padrões de excelência, explica Raúl. Líderes nível 5 tem a habilidade incrível de fazer autópsias sem culpa. Quando algo vai mal, um líder 5 confronta os fatos de maneira brutal, procurando entender o que aconteceu errado (e não quem teve a culpa).
O administrador que tem a ambição de tornar-se um líder precisa aprender não apenas as ferramentas e estratégias mais adequadas para gerir tecnicamente uma organização, mas também deverá desenvolver as qualidades pessoais que envolvem o comprometimento e o relacionamento com sua própria equipe.
Veja oportunidades para administradores no Adzuna aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário