Também é possível enviar fotos e vídeos de problemas públicos, como buracos nas ruas e vazamentos de canos. As denúncias, que podem ser anônimas, são encaminhadas para o setor responsável.
Isso torna a cidade mais transparente, já que os problemas expostos em uma plataforma pública obrigam os governantes a solucioná-los de maneira rápida. Com interatividade, também é possível aumentar a participação pública.
Modelo
Até os turistas são beneficiados pela digitalização da cidade. Ao apontar o smartphone para a casa de concertos da prefeitura, é possível visualizar sua programação. Próximo de uma estátua ou fonte, o aplicativo apresenta informações sobre a história do monumento.
Divulgação/ Spain Cool Cities
Divulgação/ Spain Cool Cities
Vista da cidade de Santander
A cidade também disponibiza dados públicos, como gastos, crescimento e estatísticas. Foi criada uma página para aumentar a interatividade entre os cidadãos e o poder público.
Recentemente, a Microsoft, IBM e Google visitaram a cidade para conhecer o projeto.
Outras cidades já pretendem adotar o modelo de Santander: Amsterdam, Barcelona, Birmingham, Dubai, Helsinki, San Diego, Stockholm, Nanjing, Vienna e Yokohama.