Escolher uma roupa para ir trabalhar não é a mesma coisa de escolher para sair para passear. Isto tem que estar bem claro na cabeça de homens e mulheres. O profissionalismo deve estar também na sua aparência, por isso é necessário ter cautela e atenção. Mas, não é o que tem acontecido entre a maioria dos brasileiros.
Uma pesquisa realizada pela Robert Half com 1.775 diretores de RH de 19 países, entre eles 100 do Brasil, mostrou que a maioria dos profissionais do nosso país se veste de forma inadequada para trabalhar. Entre os diretores ouvidos, 22% afirmaram que viam os colegas malvestidos com muita frequência e 54% disseram que percebiam com certa frequência.
Sobre a importância da roupa na carreira e na possibilidade de o profissional ser promovido, 41% dos pesquisados afirmaram que influencia pelo menos um pouco, 22% dos participantes disseram que influencia bastante, enquanto que para 45% influencia significativamente. Bom motivo para tentar passar uma postura mais profissional, não?
É claro que a etiqueta de como se vestir para o trabalho depende muito do ambiente em que o profissional está inserido. Algumas empresas permitem uma maior liberdade de estilo e aí os cuidados não precisam ser muitos. O importante nesse caso é observar e discernir qual seria a vestimenta mais apropriada ou até mesmo perguntar para os chefes se há um rigor maior na empresa.
Abaixo, uma imagem ilustrativa bem legal que o Blog da Saúde fez com algumas dicas para não errar na hora de se vestir para ir trabalhar.
Sem comentários:
Enviar um comentário