quarta-feira, 17 de julho de 2013

Inovações para seu automóvel adaptado

Inovações para seu automóvel adaptado 
Com tecnologia avançada, empresas de adaptação veicular prometem atender pessoas com deficiência e facilitar o seu dia a dia

Por Cynthia Marafanti e Priscila Sampaio - Revista Sentidos
Fotos Divulgação/ FL Adaptações e Cavenaghi
Imagine como seria depender de alguém para fazer coisas comuns, como ir trabalhar, passear no shopping, assistir a um filme no cinema ou, até mesmo, se consultar com um médico. Agora, tente se imaginar dirigindo um carro para fazer todas essas coisas, com um detalhe: sem ter pernas ou braços. Parece difícil? Foi de olho nesse cenário que empresas de tecnologia em adaptação criaram soluções que permitem a acessibilidade e o direito de locomoção às pessoas com deficiência.

O mercado oferece uma enorme gama de dispositivos projetados para facilitar o dia a dia desse público, que necessita da ajuda de cadeira de rodas, muleta ou andador para se locomover. De acordo com Felipe Peixoto, gerente da FL Adaptações – importadora e distribuidora dos equipamentos Guidosimplex no Brasil, os artigos mais procurados são os pomos giratórios (mecanismo que permite manusear o volante com apenas uma mão), aceleradores e freios de mão, e inversão da posição do pedal de aceleração.

No entanto, outras adaptações comprovam que há soluções para todos os tipos de necessidades especiais. Para se ter ideia desse avanço tecnológico, hoje existem adaptações que garantem um automóvel com 100% de autonomia para paraplégicos, por exemplo. Prova disso é o piloto espanhol de rali Albert Llovera. Ele é paraplégico e comanda carros em campeonatos mundiais, na categoria elite, com um modelo adaptado, e compete sem qualquer dificuldade de locomoção.

Piloto espanhol de rali Albert Llovera

Albert Llovera iniciou sua carreira em 1987 e provou ao mundo que uma pessoa com deficiência física pode ultrapassar os limites e não ficar confinada a uma cadeira de rodas. Possui diversos títulos na categoria automotiva em que compete, foi campeão do Rally Peugeot Cup, em Andorra (pequeno país entre a Espanha e a França) e conquistou a sétima posição no Rally da Finlândia.

É piloto oficial da Fiat e disputa o campeonato da Espanha de Ralis de terra na categoria Fiat Stilo e sua fiel equipe o acompanha na busca por vitórias de provas e da vida.

A reportagem da revista Sentidos fez uma seleção dos mais novos recursos disponíveis no mercado. Mas vale lembrar que, além das adaptações já existentes, as empresas especializadas desenvolvem artigos exclusivos para cada deficiência. Caso não encontre um equipamento que atenda à sua necessidade, não desista de ser independente. Vale a pena solicitar o orçamento de um artigo sob medida. Confira a seguir quais são, como funcionam e escolha a adaptação que melhor atende às suas necessidades.
Banco móvel - A novidade é a união das tecnologias Tournout e Carony, que resulta em um banco móvel. Isso mesmo, além de servir como assento no automóvel, o artigo também pode ser utilizado como cadeira de rodas, não exigindo a transferência do usuário de um para o outro. O artigo funciona assim: após destravar uma alavanca, o banco é girado para a lateral e desliza para fora do veículo, sendo acoplado à unidade de rodas Carony. (veja na ilustração).

Quem pensa que essa adaptação pede alterações na estrutura do auto, está enganado. O Tournout é montado sobre os orifícios originais de parafusos do banco, presos no assoalho. Para voltar ao modelo original basta fixar o banco novamente. Essa adaptação custa a partir de R$ 25 mil.
Banco giratório - Uma das novidades campeãs de venda, o banco giratório Turny Orbit garante a condução do motorista até a altura correta para se locomover sozinho para a cadeira de rodas. O mecanismo funciona assim: por meio de um controle remoto, o usuário aciona o módulo que gira 90 graus e se desloca para fora do veículo, aproximando-se do solo, no mesmo nível da cadeira de rodas padrão. A rotação, a descida e a subida são movimentos totalmente elétricos e os limites de posicionamento são programados de acordo com o usuário. O modelo pode ser montado nas partes dianteira ou traseira do veículo, dependendo da necessidade e do automóvel. Essa adaptação custa R$ 5.900.Transporte de cadeira de rodas - Um dos últimos lançamentos que prometem solucionar os incômodos com o transporte de cadeira de rodas é o Robot 3000. O equipamento simula uma espécie de braço mecânico instalado no porta-malas do carro, sendo acionado por um botão no interior do veículo. “O mecanismo abre o porta-malas sozinho, além de direcionar a barra de metal até a porta do motorista. Então, basta prender a cadeira no suporte e acionar o botão novamente para o ‘braço’ recolher a cadeira automaticamente e guardá-la no portamalas. Quando a pessoa for sair do carro, o procedimento é o mesmo”, explica Peixoto. O artigo custa cerca de R$ 15 mil.Volante nos pés - Esse tipo de adaptação é complexo, mas permite que pessoas sem os membros superiores possam conduzir o veículo. Isso é possível porque a barra de direção do automóvel é modificada, permitindo a instalação do volante próximo aos pedais. O motorista guia o carro usando um pé e, com o outro, acelera e freia. O mecanismo não é produzido em série, por isso é necessária uma avaliação com o departamento de engenharia da indústria fabricante, para que o artigo seja projetado com exclusividade. O custo não é preestabelecido sem antes consultar a empresa e pedir um orçamento.
  Cegos no volante 

Quebrando paradigmas, a Federação Nacional dos Cegos dos Estados Unidos (NFB -sigla em inglês) criou o protótipo de um carro que pode ser guiado por cegos, com independência e segurança. De acordo com a federação, o veículo oferece uma série de recursos não visuais, como luvas vibratórias que alertam sobre curvas, sopros de ar comprimido no rosto do mo- torista, para sinalizar obstáculos, uma camiseta vibratória que emite informações sobre velocidade, além de um volante com sinais de áudio, para orientar a direção. É certo que poderá demorar anos para esse modelo chegar às lojas, mas a iniciativa comprova a capacidade dos cegos de interagir com a sociedade, além de demonstrar que os centros de pesquisa não estão de braços cruzados para o assunto.

Central de comandos elétricos - Com esse recurso o motorista é capaz de acionar setas, faróis, limpador de para-brisa, pisca-alerta, buzina e outros sinalizadores elétricos, por meio de um teclado instalado no pomo giratório. O benefício está em poder dirigir com segurança, usando apenas um braço. Essa central de funções possui iluminação interna e pode ser retirada do volante quando não estiver sendo utilizada. O melhor desse dispositivo é que ele não altera a configuração do veículo e funciona via sensor infravermelho, dispensando cabos e fios. O modelo custa R$ 3.300.http://www.ressoar.org.br/dicas_inclusao_sentidos_inovacoes_para_seu_automovel.asp
SERVIÇO:

Albert Llovera
www.albertllovera.com

Cavenaghi
(31) 3719 3739 
www.cavenaghi.com.br 

FL Adaptações Automotivas
(31) 3022 2122
www.fladaptacoes.com.br

Hand Drive
(11) 2901 3072
www.handdrive.com

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