Muita gente tem vontade de empreender e começar a trabalhar em casa, pois todos nós sabemos os custos de se manter um negócio de portas abertas (estrutura física, luz, água, internet, impostos, etc). Se você faz parte deste time de empreendedores e se prefere começar aos poucos a empreender de sua própria casa, saiba que com organização e disciplina você pode começar muito bem o seu negócio e logo já estará pronto para expandi-lo.
Antes das dicas que vou citar abaixo, não posso deixar de falar que antes de mais nada é preciso saber muito bem o que se quer com o novo negócio. Pesquise muito, conheça a fundo o setor em que pretende atuar, faça cursos, pesquisa detalhadamente o seu produto ou serviço e faça um plano de negócios, pois ele irá guiar suas decisões futuras e ajudá-lo a obter sucesso no novo negócio.
1 – Parte Burocrática
http://www.sucessonews.com.br/dicas-para-quem-quer-comecar-um-negocio-em-casa/
Antes de se aventurar e abrir um negócio dentro de casa procure saber se no local de sua residência é possível abrir um negócio. Verifique a legislação que rege o zoneamento do bairro onde você mora e veja se há qualquer impedimento para a abertura de empresa em casa. Nas cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza há legislação específica para quem trabalha em casa. Antes de pedir o alvará de funcionamento na prefeitura de sua cidade, faça uma consulta prévia do mesmo. Para quem trabalha com alimentas, solicite um alvará ao órgão responsável pela vigilância sanitária.
Quem mora em apartamento saiba que é preciso antes de mais nada pedir autorização para o síndico, que por sua vez, irá pedir autorização para os outros moradores do prédio. Muitas vezes, ele irá levar em questão se o negócio que prentende abrir pode provocar mudanças no prédio, como aumento do barulho e da circulação de pessoas.
2 – Organizando o negócio dentro de sua casa
Tenha sempre em mente que por mais que você trabalhe em casa é preciso manter o profissionalismo e saber separar ao máximo a linha entre sua vida pessoa e profissional. Se possível coloque o seu escritório separado dos cômodos em comum do resto de sua casa e faça uma entrada independente caso queira receber clientes, fornecedores ou mesmo seus funcionários. Vale a pena também ter uma linha telefônica exclusiva para o seu negócio.
Tenha o seu próprio espaço dentro de sua casa, única e exclusivamente para tal função, pois assim você não compartilha o seu ambiente de trabalho com sua família. Planeje com cuidado tal local de trabalho, evitando lugares com alta concentração de barulho, cômodos abafados e próximos de locais de grande circulação de sua casa.
3 – Rotina de Trabalho
Tenha uma rotina de trabalho e leve-a a sério! Defina seu horário de início e término do trabalho. No início será um pouco difícil não ultrapassar esse horário de trabalho, pois como se sabe o empreendedor em início de negócio trabalha de segunda a segunda, mas tente ao máximo estabelecer seus horários de folga e descanso.
O mais importante é saber administrar muito bem o seu tempo e ter disciplina. Quando se está em casa a chance de “escapar” do trabalho é muito maior, portanto não se deixe levar pela preguiça.
Por mais que pareça tentador ir trabalhar do jeito que acorda não hesite e cuide de sua aparência. Vista-se como se fosse ao trabalho. Isso lhe dará mais ânimo e caso receba clientes lhe dará mais credibilidade.
Por fim, estabeleça junto a sua família seus horários e deixe claro que você estará em casa, porém trabalhando. Caso tenha filhos, converse com eles e explique que eles não podem ficar te interrompendo a todo minuto.
Muitos negócios começam dentro de casa e com dedicação e disciplina é possível que seu futuro negócio cresça próspero e te gere bons frutos. Preparado para começar a empreender?
Sem comentários:
Enviar um comentário