10 dicas para conquistar seus clientes estrangeiros
Quando se faz negócios com pessoas de outra
cultura, conhecer a etiqueta local é
absolutamente vital.
Atuamos em 100 países ao redor do mundo,
por isso estamos acostumados a fazer negócio
além das fronteiras. Veja abaixo algumas dicas
de etiqueta para garantir uma transação de
sucesso:
1. Não passe papeis sobre a cabeça de
alguém no Camboja
A cabeça é considerado sagrado no Camboja.
Então se você precisa passar algo para o outro
lado da sala de reunião, mantenha os papeis
em uma altura baixa. Também não toque na
cabeça de uma pessoa cambojana nem mesmo em um gesto amigável, pois também
será desaprovado.
2. Nunca cruze as pernas durante uma
reunião no Egito
Mostrar as solas dos pés é considerado falta de educação no Egito. Isso significa que cruzar
as pernas também não é uma boa ideia. Sempre mantenha as solas do sapato no chão para
se certificar que as pessoas não serão ofendidas.

3. Responda a convites de negócios com uma nota escrita à mão na Malásia
Confirmar sua presença de uma maneira pessoal é um costume dentre as pessoas de
negócios na Malásia. É considerado educado e mais oficial do que um e-mail. Então, se
você
for convidado para uma reunião na Malásia, confirme utilizando caneta e papel.
4. Não fale sobre o trabalho na casa de seu parceiro de negócios no México
Se o seu parceiro de negócios convida-lo para visitar sua casa, você deve evitar falar de
trabalho. O trabalho é mantido no local de trabalho, no México. Socializar em casa significa
falar sobre a família e interesses comuns e não sobre negócios.
5. Dê presentes para toda a empresa e não apenas para um indivíduo em Cingapura
Ao dar presentes aos seus parceiros de negócios em Cingapura, compre algo que seja para
toda a empresa. Se você der um presente apenas para o seu contato principal, o ato pode ser
visto como suborno.

6. Leia as entrelinhas no Reino Unido
Os britânicos, na maioria das vezes, são muito educados e nem sempre dizem diretamente o
que querem falar com o intuito de poupar seus sentimentos. Então você precisa ler as
entrelinhas. Se disserem: “Será que podemos considerar alguma outra opção?” O que eles
realmente querem dizer é: "Isso nunca vai acontecer."
7. Tenha um aperto de mão firme nos Estados Unidos
Um aperto de mão forte pode fazer uma boa primeira impressão nos negócios em todo o
mundo, mas especialmente nos Estados Unidos, onde é considerado por algumas pessoas
como uma verdadeira maneira de julgar o caráter de uma pessoa. E se você está apertando a
mão de um americano, certifique-se sempre de fazer contato com os olhos, enquanto você
realize o cumprimento.
8. Se oferecerem chá, aceite sempre, no Bahrein
Beber chá é muito importante no Bahrein. Se alguém lhe oferece chá durante a reunião, você
deve aceitar. Dizer não é considerado desrespeitoso e um sinal de desconfiança para com o
seu host.

9. Não assobie dentro de casa na Bielorrússia
Cuidado com sua linguagem corporal durante as reuniões na Bielorrússia. Evite sentar com
as pernas afastadas ou sacudindo o punho, pois estes gestos podem ser ofensivos. E acima
de tudo, controle a vontade de assobiar dentro de qualquer edifício, pois dizem por lá que traz
má sorte.
10. Chame um táxi do jeito certo na Grécia
Chamar um táxi de forma errada pode te colocar em apuros na Grécia. Se você mostrar a
palma da sua mão virada para o lado de fora – como se você estivesse o sinal de “Pare”, vão
achaque que você está fazendo um gesto rude. Faça a coisa certa: mantenha a palma virada
para dentro e mantenha os dedos juntos.
Você tem mais alguma dica de etiqueta internacional que nós não citamos? Você cometeu
alguma gafe cultural em uma reunião no exterior? Compartilhe sua experiência, deixe um
comentário abaixo!
Foto: Bandeiras em frente à sede das Nações Unidas de USAID @ Flickr
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