domingo, 25 de agosto de 2013

O mundo dos estelionatários

O mundo dos estelionatários

Por Siderley Andrade de Lima*

Eles não usam armas, não são agressivos, não são violentos, mas dependendo do modo de atuação, conseguem enganar suas vítimas, causando
 um estrago financeiro nas pessoas que caem no seu golpe. Estou falando dos estelionatários.

No código penal, no art. 171, tipifica o crime da seguinte forma. “ Obter para si ou outro vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento”. São conhecidos no meio policial e na malandragem como o 171.

Usando uma boa conversa, falando bem, usando meios que conseguem enganar as pessoas, a cada dia inventam um novo golpe . Os vigaristas estão por toda parte; Anúncios de jornais no qual oferecem imóveis, carros, empregos ou dinheiro fácil, nos falsos sites, nos caixas eletrônicos, em frente ou próximos as agencias bancarias com o famoso conto do bilhete premiado ou da recompensa. Acreditem em pleno século XXI tem pessoas que ainda caem no golpe do conto do vigário.

Um dos locais na qual eles atuam na maioria das vezes é em frente às agências bancarias, a forma de abordar as vítimas são as mais diversas. Por isso fique atento ao sair de uma agência bancaria e alguém com alguma história te abordar, suspeite de imediato, qualquer assunto é suspeito. Lembre-se que são pessoas inteligentes, que se aproveitam da confiança ou ingenuidade das vítimas para conseguirem algum tipo de vantagem financeira.

*Siderley Andrade de Lima, é subcomandante da Guarda municipal de Jandira, consultor de segurança pessoal, membro da ABSEG (associação brasileira dos profissionais de segurança), ex- militar graduado do Exército, colaborador do CONSEG Alphaville/Tamboré e articulista do DicaSeg.

Sem comentários:

Enviar um comentário