terça-feira, 13 de agosto de 2013

Livros de negócios recomendados

Livros recomendados


Nós gostamos muito de leitura, então pensamos: Por que não recomendar os melhores livros de negócios para nossos leitores?
Dividimos as sugestões de livros nas seguintes categorias:
  • Empreendedorismo em geral
  • Empreendedorismo tecnológico
  • Marketing
  • Liderança
Fique à vontade para deixar um comentário falando sobre seus livros de negócios preferidos.

Empreendedorismo em geral


Empreendedorismo – Estratégias de Sobrevivência Para Pequenas Empresas – Cavalcanti, Marly; Farah, Osvaldo Elias; Marcondes, Luciana Passos (Compre aqui)
Com mercados cada vez mais competitivos e clientes cada vez mais exigentes, é fundamental que os empreendedores conheçam alguns tópicos básicos de gestão, o que garantirá o crescimento e a sobrevivência das empresas de maneira sólida e consistente. O principal objetivo desta obra é apresentar esses tópicos de forma didática e eficiente.
Empreendedorismo Regional e Economia do Conhecimento – Julien, Pierre-andre(Compre aqui)
Neste livro, o autor explica que a questão do desenvolvimento territorial diz respeito à criação e ao crescimento de empresas locais mostrando, ainda, como o ato empreendedor não é isolado e que tem um papel importante para o crescimento regional. Trata-se de uma abordagem sobre o empreendedorismo e seus conceitos culturais e sociais.
Espírito Empreendedor nas Organizações – Marcos Hashimoto (Compre aqui)
Em “Espírito Empreendedor nas Organizações”, Marcos Hashimoto ensina os caminhos para uma organização localizar potenciais empreendedores dentro de seus próprios quadros, bem como desenvolver um ambiente propício para que eles se desenvolvam, o que inclui a consolidação de uma cultura interna que valorize este espírito, um novo estilo de gestão.
O Fenômeno do Empreendedorismo – Ferreira Leite, Emanuel (Compre aqui)
Se já tem ou deseja ter um micro ou pequeno negócio, este livro foi escrito pensando em você, que quer e pode desenvolver o seu lado mais empreendedor. Ele é produto de várias horas de trabalho, longas pesquisas e aplicações práticas sobre o tema. Ao mesmo tempo que discorre sobre o espírito empreendedor, inovação, incubação de empresas, tem também a missão de despertar a força do espírito empreendedor, já que o empreendedorismo, adotado como opção de vida, será a alternativa profissional para muitos indivíduos nos próximos anos.
Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo – Sabbag, Paulo Yazigi (Compre aqui)
Esta nova edição traz capítulos que conceituam e contextualizam os projetos nas organizações, além de explorar as competências requeridas para o sucesso. O livro também explora as competências de empreendedores e gerenciadores de projetos e discute as melhores práticas de gestão, tendo como referência as normas do Project Management Institute (PMI). Compatível com as normas do guia PMBOK – 5.ª edição.
A arte do começo - Guy Kawasaki
A arte do começo – Guy Kawasaki (Compre aqui)
Se existe um livro obrigatório para qualquer empreendedor é esse. Além de abordar todos os temas relevantes para a abertura de uma empresa (principalmente uma empresa inovadora), Guy Kawasaki tem um estilo único de escrita tornando tudo muito claro e didático.
A estratégia do oceano azul - W. Chan Kim, Renee Mauborgne
A estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim, Renee Mauborgne (Compre aqui)
Best-seller em todo o mundo, esse livro mostra como criar novos mercados e tornar a competição irrelevante. Muito interessante pra quem quer fugir da mesmisse e se destacar no seu mercado através da inovação no modelo de negócios.
A arte da estratégia - Carlos Alberto Julio
A arte da estratégia – Carlos Alberto Julio (Compre aqui)
10 capítulos simples e didáticos ensinando passo-a-passo como criar a estratégia da sua empresa. O que mais surpreende nesse livro é a capacidade do autor de passar conceitos de forma aplicável, com direito até a “lições de casa” em cada capítulo.
Outliers - Malcolm Gladwell
Fora de série (Outliers) – Malcolm Gladwell (Compre aqui)
Esse livro analisa através de diversos estudos de caso o que faz algumas pessoas terem sucesso e outras não. Desde a época de nascimento até o contexto e sem dúvidas a prática, Malcolm analisa os principais fatores que formam pessoas fora de série.
Satisfação Garantida (Delivering Happiness) – Tony Hsieh (CEO Zappos) (Compre aqui)
O atual CEO da Zappos, Tony Hsieh, fala sobre sua trajetória de vida, desde aventuras empreendedoras ainda com 12 anos de idade, até o final de 2009, quando a Zappos foi vendida pra Amazon por 1,2 bilhão de dólares. O grande “tchan” do livro não é simplesmente ver como a vida dele aconteceu, mas sim como a construção de uma empresa centrada no atendimento ao cliente e com valores fortes e bem definidos fez TODA a diferença no desenvolvimento da Zappos.

Emprendedorismo tecnológico


Desenvolvimento de Produtos sem enrolação - Empreendemia
Desenvolvimento de Produtos sem enrolação – Empreendemia (Compre aqui)
Esse livro tem uma característica muito especial, foi escrito por nós! A ideia dele é contar as principais lições que aprendemos no Empreendemia de forma bem direta ao ponto, inclusive com e-mails e apresentações que usávamos na época que estávamos começando.
Startup - Jessica Livingston
Startup – Jessica Livingston (Compre aqui)
Entrevistas com diversos empreendedores da área de tecnologia contando como foi no começo. Muitas histórias legais pra você poder ver que os caras que criaram Apple, Blogger, Blackberry, PayPal, etc. são pessoas como nós. O que importa é sonhar grande e trabalhar muito!
A cabeça de Steve Jobs - Leander Kahney
A Cabeça de Steve Jobs – Leander Kahney (Compre aqui)
As lições de como Steve Jobs é um mestre da inovação e desenvolvimento de produtos que revolucionam o mundo. O livro conta um pouco a filosofia de Steve Jobs de trabalhar e sem dúvidas é uma ótima fonte de inspiração.
Wikinomics - Dan Tapscott
Wikinomics – Dan Tapscott (Compre aqui)
Em um mundo cheio de blogs, wikis, Twitter e redes sociais de todos os tipos, esse livro serve para entender os principais conceitos por trás dessas tecnologias e como aplicá-los na sua empresa. Perfeito para quem triunfar na Web 2.0.
Free - Chris Anderson
Free – Chris Anderson (Compre aqui)
O conceito principal do livro é: se algo pode ser de graça, será. Chris aborda de maneira genial os fenômenos econômicos por trás da revolução do “grátis” que a internet trouxe. Lembre-se que nada é de graça, existem apenas modelos que redirecionam o fluxo de valor.

Marketing


A Vaca Roxa - Seth Godin
A vaca Roxa – Seth Godin (Compare preços)
Simplesmente fantástico! Seth, velho conhecido do blog, dá argumentos irrefutáveis sobre a necessidade de criar produtos memoráveis, que se destaquem na multidão. No século 21, se destacar na multidão não é mais uma questão de inovação e sim de sobrevivência.
Made to Stick - Chip Heath & Dan Heath
Made to Stick – Chip Heath & Dan Heath
O conceito do livro é simples: passar uma forma científica sobre como se comunicar de forma que as pessoas se lembrem da sua mensagem. Mostrando diversos exemplos, esse livro é simplesmente obrigatório pra qualquer um que queira trabalhar com comunicação de massa.
O ponto de virada - Malcolm Gladwell
O ponto de virada – Malcolm Gladwell (Compre aqui)
Também é possível achar esse livro com o nome “Ponto de desequilíbrio”. Basicamente a ideia do livro é analisar como ideias/produtos/conceitos se espalham e os fatores necessários para isso. Obrigatório para quem quer trabalhar com Marketing Viral.
A magia dos grandes negociadores - Carlos Alberto Julio
A magia dos grandes negociadores – Carlos Alberto Julio (Compre aqui)
De longe o melhor livro sobre negociação e técnicas de vendas que conhecemos. Através da análise de perfis de negociação, Carlos ensina passo-a-passo a importância da preparação e a forma de pensar que te transformará em um vendedor destacado.

Liderança


Transformando suor em ouro - Bernardinho
Transformando suor em ouro – Bernardinho (Compre aqui)
Se alguém tem moral para falar sobre liderança esse cara é Bernardinho. Nesse livro ele fala sobre como desenvolveu sua liderança, a importância de ter uma equipe de alta performance e fundamentos básicos que farão seu time ir mais longe.
Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie
Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie (Compre aqui)
Apesar do nome meio auto-ajuda, esse livro está sempre na lista dos melhores livros de negócios de todos os tempos. Isso não é a toa. Dale analisa coisas básicas sobre relacionamento humano que são esquecidas pela maioria das pessoas (incluindo você, com certeza).
Se você também é um viciado(a) por livros de negócios, não deixe de conferir nosso artigo Características do empreendedor: saber aprender.
Abraços!
Millor Machado (lendo freneticamente)

Sem comentários:

Enviar um comentário