'Como se Tornar um Ótimo Chefe' aponta as recompensas da gerência
da Livraria da Folha
Em "Como se Tornar um Ótimo Chefe", Jill Geisler relata os maiores desafios de alguém em posição de comando e apresenta alguns caminhos para agir. O livro reúne sugestões para aprimorar elementos de gestão --colaboração, comunicação, resolução de conflitos, motivação, feedback e coaching.
A autora ensina como liderar com inteligência emocional, a não tratar todos os funcionários da mesma maneira, de que maneira fornecer feedback negativo e parar de consertar erros e começar a orientar.
Abaixo, leia um trecho.
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AS CINCO GRANDES RECOMPENSAS DA GERÊNCIA
| Divulgação |
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| Chefes não devem tratar todos os funcionários da mesma maneira |
1. Você aumenta seus conhecimentos e desenvolve habilidades novas.
Na posição de gerente, você tem a oportunidade de levar o que já aprendeu em experiências anteriores - e nas quais se destacou - a outro nível. Sua organização espera que compartilhe esses conhecimentos e habilidades com os demais. Você deixa de ser apenas um especialista no trabalho que fazia antes e passa a se empenhar no aprendizado contínuo de sua equipe e nas necessidades de cada um dos integrantes, além dos aspectos fiscal, jurídico, técnico, político e social da liderança. Em suma, você tem a chance de progredir de um executor inteligente para um líder sábio.
2. Você tem o poder de desenvolver a cultura organizacional.
Você pode estar liderando uma equipe enxuta ou a organização inteira, mas tem a capacidade de moldar a cultura do seu local de trabalho. Isso tem a ver com estrutura e processos, sistemas e relacionamentos. Envolve os heróis que as pessoas admiram nas histórias e os vilões que elas querem derrotar. Envolve valores. Como ensina um dos meus pesquisadores favoritos da cultura corporativa, Edgar Schein, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a cultura organizacional se baseia em pressupostos tão arraigados que a equipe os considera verdades incontestáveis e os segue à risca. Na posição de chefe, você pode se certificar de que uma declaração de missão não se limite a simples palavras ou desejos, garantindo que ela traduza valores em ação.
3. Você ajuda as pessoas a ter sucesso.
Enquanto antes você definia o sucesso com base em suas realizações pessoais, agora o mede pelas conquistas dos outros. Suas orientações, seu feedback e aconselhamento produzem resultados à medida que seus funcionários atingem os objetivos estabelecidos. Você define padrões, avalia o desempenho, contrata talentos e celebra vitórias. As vitórias dos outros são a sua alegria. E conforme ajuda as pessoas a depender cada vez menos de você para tomar decisões, tem a satisfação de vê-las fazer a coisa certa pelas razões corretas - por conta própria.
4. Você traça a estratégia e orienta sua execução.
4. Você traça a estratégia e orienta sua execução.
Isso é o que faz seu cérebro funcionar a pleno vapor. Você busca oportunidades, prevê desafios e identifica as mudanças necessárias. Ao mesmo tempo que está atento à qualidade do trabalho atual, também olha mais à frente. O que o futuro reserva? Qual é o melhor caminho? Como podemos trabalhar de maneira mais eficaz e superar a concorrência? O que nossos clientes estão dizendo e como devemos reagir? Você transforma esses conhecimentos em uma estratégia mais genérica, que depois desmembra em táticas mais específicas. É você quem elabora o roteiro de sua equipe e a direciona para as vitórias.
5. Você gerencia o sentido e compartilha uma visão.
A importância desse ponto às vezes é ignorada ou pouco valorizada, mas ótimos chefes entendem o poder de lançar luz sobre determinadas questões. Você encontra as palavras certas para celebrar vitórias, recuperar-se das adversidades ou aumentar a energia e o entusiasmo. Põe fim a temores infundados ou faz alertas quando necessário. Você dá forma a sentimentos e cria um ambiente seguro para as pessoas conversarem sobre o que importa. Existem várias formas de olhar qualquer situação, e algumas podem ser contraproducentes. Por isso as pessoas recorrem a você para definir as coisas de forma confiável, proveitosa e inspiradora. É você quem ajuda os outros a interpretar o que acontece à sua volta, entender as metas mais importantes e pavimentar o caminho a ser seguido.
Se você for um ótimo chefe, é provável que depare com um feedback como este:
Integridade. Dedicação. Coerência. Maturidade. Plena compreensão das possibilidades do produto. Compaixão, tanto profissional quanto pessoal. Visão. Capacidade de ignorar as minúcias frustrantes e manter a clareza sobre o panorama geral. E um ótimo senso de humor.
Esse é um lembrete do motivo pelo qual vale a pena se esforçar para aprender a ser um ótimo chefe. Você pode ser a razão por que os funcionários - e você - estão felizes no trabalho.
Vamos começar sua jornada de liderança. Para cada dura realidade da gerência e cada oportunidade feliz, prometo compartilhar conhecimentos e conselhos que você possa aplicar de imediato.

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