terça-feira, 13 de agosto de 2013

As 6 maiores diferenças entre escola e universidade

As 6 maiores diferenças entre escola e universidade

12/08/2013
Entrou na faculdade e não sabe como se portar? Não se preocupe: explicamos as 6 maiores diferenças entre escola e universidade e como você deve encará-las


As 6 maiores diferenças entre escola e universidade
Crédito: Shutterstock.com
Durante a sua graduação, os professores irão pedir muitas leituras extras
Quando você vê a sua lista no nome de aprovados para a faculdade, é normal que dê um “frio na barriga” sobre todas as novidades que você irá encontrar. Mas não tenha medo. Leia as nossas dicas e veja como lidar com as diferenças entre a escola e a universidade:


 
Diferenças entre escola e universidade: 1 – Classes grandes
As classes, no geral, têm muito mais alunos nas universidades do que nas escolas. Prepare-se para ver muitos rostos estranhos e demorar meses para saber o nome de seus colegas. No primeiro dia de aulavocê pode sentir receio, mas não fique assustado: converse com a pessoa sentada ao seu lado e tente começar uma amizade.

Diferenças entre escola e universidade: 2 – Grupos de estudo
Grupos de estudo são comuns em universidades. Ao longo do semestre, você irá conhecendo cada vez mais pessoas, que poderão ter maior ou menor facilidade em certas matérias. Dê a iniciativa de criar grupos de estudo e, assim, gerar um ambiente em que as pessoas podem tirar as suas dúvidas. Além do mais, grupos de estudo fazem com que você conheça mais pessoas, e consiga alimentar o seu network.

Diferenças entre escola e universidade: 3 – Tecnologia
Ao contrário de muitos professores do colegial, os professores universitários utilizam muito a internet eferramentas online em suas aulas. Portanto, esteja ciente de plataformas como o DropBox, aprenda a usar programas de edição de vídeo e áudio, adicione-o em suas redes sociais, etc. Se você quiser usar tablets e notebooks durante as aulas, tenha disciplina e não fique navegando na internet ao invés de ouvir o professor.

Diferenças entre escola e universidade: 4 – Livros e textos
Durante a sua graduação, os professores irão pedir muitas leituras extras. Livros, textos, pesquisas, teses – você irá gastar muito dinheiro no Xerox e em livrarias. Verifique com o Centro Acadêmico de sua faculdade se antigos alunos não doaram seus livros antigos, ou combine com os seus amigos de comprarem o livro em conjunto e, depois, escanear para que todos possam ler. Filie-se à biblioteca, e caso não tenha a obra que você precisa, pesquise o melhor preço em várias livrarias antes de comprar.

Diferenças entre escola e universidade: 5 – Professores
Provavelmente, na faculdade, você não será tão íntimo com o seu professor como quando você era na escola. Porém, na universidade, é muito importante que o professor saiba quem você é: além de ser mais fácil tirar dúvidas e aprender mais, ter um relacionamento com os professores também aumenta o seu network e eles podem ajudar com indicações.

Diferenças entre escola e universidade: 6 – Rotina
Na faculdade é muito mais difícil manter um calendário rigoroso de estudos. Você pode ter aulas a tarde, palestras, workshops aos fins de semana, entre outras atividades. Entretanto, é muito importante que vocêtente manter uma rotina de estudos para não se perder no meio de tantas matérias. Seja organizado, não deixa as dúvidas acumularem e faça os trabalhos no prazo estipulado. Pense na faculdade como um treinamento para a sua carreira profissional.



Sem comentários:

Enviar um comentário