domingo, 11 de agosto de 2013

Quer pedir um aumento? Saiba quais erros evitar


20/6/2013
 
 Quer pedir um aumento? Saiba quais erros evitar 
  
 
Pedir um aumento salarial não é um bicho de sete cabeças, nem tão pouco algo impossível de se conseguir. Porém, é preciso mostrar trabalho, qualidades acima da média, liderança e passar para o seu chefe por que você é digno de um aumento. Pensando nisso, segue um pequeno guia com tudo o que você deve avaliar e quais erros evitar na hora de ter a tão sonhada conversa com o se chefe. 
Primeiro, avalie... 
É importante avaliar se o seu salário está realmente abaixo da média para o seu cargo ou função. Benefícios, como renumerações anuais e bônus, planos de seguro saúde e previdência, também devem entrar na balança. Muitas vezes você está no caso de receber uma promoção e não um aumento, dependendo das suas realizações dentro da empresa. 
Avise o seu chefe sobre a reunião, já falando de antemão de que se trata de uma reunião sobre salário. Assim, dá a ele o tempo necessário para ele próprio avaliar o seu trabalho, a sua produção e sua importância dentro da empresa. 
Depois, não cometa os seguintes erros... 
Não peça aumento na hora errada. Um erro muito comum dos funcionários é ignorar o momento pelo qual a empresa está passando. Em um processo de redução de custos, por exemplo. Outros momentos pouco propícios são logo após as férias ou durante o período que segue o dissídio anual. 
Não ter um argumento que valha a pena. Pedir aumento só porque você acha que merece é um erro grave que pode passar a imagem de arrogância. Tenha em mente o porcentual de aumento que você deseja, e tenha em mãos as suas principais realizações. 
Planeje muito bem a reunião, pois se atrapalhar com as palavras, ficar nervoso, gaguejar ou mostrar insegurança podem prejudicar o momento. Opte por ser simples e objetivo. 
Não “chute” um salário só para cobrir suas despesas, busque referências de mercado sobre o salário de sua função. 
Não se compare aos outros colegas. É preciso ter muito bom senso nessa hora. Se compare a outros profissionais da sua área, e ainda assim, o faça com decência e objetividade. 
Saiba negociar, e se prepare para ter o seu trabalho avaliado, questionado e até criticado. Tudo faz parte de um processo. Não se exalte, não altere a voz, mesmo que o seu superior o deixe irritado. Se a conversa tomar rumos inesperados, procure marcar uma segunda reunião, o que pode funcionar também caso receba uma proposta aquém da esperada por você. 
Jamais faça ameaças ou minta, isso pode lhe custar o emprego e toda a reputação alcançada dentro da empresa. Ameaçar pedir demissão caso não consiga aumento, por exemplo, é uma das jogadas mais sujas que existe. Dizer que não irá mais fazer certas atividades é outra jogada baixa. E mentir também é muito arriscado, pois você corre o risco de ser desmascarado.
 
   
 Fonte: MQ Consultoria em RH.http://www.mqservicos.com.br/secao.asp?i=14&c=1091

Sem comentários:

Enviar um comentário