Há algum tempo atrás, recordei-me da parábola que contava a estória de uma garota que
se sentia desvalorizada, desrespeitada estava perdendo o amor próprio pela falta de
reconhecimento e insucesso em sua vida. Ao procurar seu professor, este concordou
em ajudá-la, desde que ela vendesse um anel dele pelo melhor preço, desde que
obtivesse ao menos uma moeda de ouro. Após muito tentar, não conseguiu nada
melhor que duas moedas de prata. Ao voltar decepcionada, o professor orienta
que ela vá a em um lugar onde possam realmente conhecer o valor daquele anel,
ou seja, em uma joalheria. Ao passar pela avaliação do joalheiro, ele avalia o anel
em 60 moedas de ouro.
A moral desta parábola é que somente quem realmente conhece aquilo que está
sendo oferecido, sabe dar o respectivo valor. O mesmo ocorre em nossas vidas,
ou seja, somente seremos avaliados adequadamente, pelas pessoas que nos
conhecem profundamente, valorizam nossas qualidades, habilidades e
competências, mesmo que precisemos de muitas melhorias, saberão mensurar nosso valor.
Eventualmente alguns colaboradores sentem-se desvalorizados no local de
trabalho e por outras pessoas com as quais convivem direta ou indiretamente.
Este sentimento é manifestado através da percepção individual seja pelo simples
fato de um sentimento de descaso ou por razões explícitas como, por exemplo,
quando há uma avaliação que mais parece ser um julgamento de um líder - o qual
não conhece os valores e as habilidades de cada profissional de sua equipe e não
está preparado para avaliá-los e passa, então, a realizar julgamentos e não avaliações.
E como lidar com esta frustração pela ausência de reconhecimento e nos tornar mais
visíveis? Parte responsabilidade pela frustração cabe a nós mesmos quando
acreditamos que para tudo o que fazemos devemos receber os "tapinhas nas
costas" e os "parabéns".
É preciso agir com profissionalismo e não somente com emoção. O reconhecimento
não será obtido óbvio, mas sim pelo excepcional. Reconhecimento e respeito são
razoavelmente distintos. O respeito pelo profissional deve existir o tempo todo.
Devemos respeitar o esforço, a dedicação, o ser humano etc. Já o reconhecimento
como "premiação emocional" será mais perceptível por parte dos gestores, quando o
colaborador realizar algo que exceda as expectativas dele e da empresa. Por isso, é
necessário que sempre se busque fazer tudo com maestria e seja apaixonado pelo
que se faz. Quando temos amor por nossa atividade, realizamos sempre com dedicação.
Já quando apenas fazemos algo que somos pagos para fazer, permanecemos em um
universo limitado e mecânico.
Dar e receber um feedback com seu gestor poderá ser muito interessante e conveniente,
pois demonstrará interesse em ser um profissional ainda mais competente e preocupado
em apresentar melhores resultados à empresa. Muitos acreditam que devem esperar
uma reunião exclusiva para isso, mas os melhores e mais sinceros feedbacks são
obtidos informalmente. É através destes feedbacks informais que você terá uma
prévia de como poderá ser sua avaliação de desempenho.
Melhore seu relacionamento interpessoal e busque sempre proporcionar bons
resultados em seu trabalho bem como maior interação com os colegas de trabalho.
O bom relacionamento contribuirá para que mais pessoas se interessem por você
como amigo e como profissional e, provavelmente, o auxilie na obtenção de
feedbacks mais positivos. Isso auxiliará tanto a sua realização profissional
como a consequência que será o reconhecimento explícito por seus gestores e colegas de trabalho!
Fonte: rh.com.br
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