Dicas para práticas emEDUCAÇÃO AMBIENTAL
Declev Reynier Dib-Ferreira
http://diariodoprofessor.com http://hebdomadario.com
ATIVIDADES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Em primeiro lugar, é necessário que se trabalhe com a criança (ou mesmo o adulto) sobreo que é meio ambiente. É necessário que ela perceba que tudo o que a cerca faz parte doambiente, a terra em que pisa, a água que bebe, o ar que respira e todos os seres com os quaisconvive e se relaciona, inclusive ela própria. Ela deve ter consciência de que faz parte doambiente que a cerca e que toda ação que fizer, terá uma conseqüência. Para isso pode-seutilizar algumas das atividades de sensibilização descritas nesta apostila, adaptando-se alinguagem à idade da criança.A educação ambiental deve servir para mudanças de atitudes e mudança de uma certarealidade. As mudanças não devem se limitar a aspectos comportamentais, do indivíduo, mas simem sua inserção na sociedade, de modo mais amplo, político, crítico, social. Devemos ver ascrianças não apenas como agentes do futuro, mas como agentes hoje, capazes de tomar einfluenciar decisões que podem ser ou não para o bem comum da sociedade e da natureza.É muito importante que você descubra e priorize os temas mais emergentes para acomunidade na qual a escola esteja inserida. Procure saber se há rios, problemas com o lixo, como saneamento, doenças, se há alguma área verde, entre outros. Priorize estas questões em suasatividades. Torne sempre a estes assuntos. Lembre-se de que educação ambiental deve envolver a comunidade escolar em programas que levem a transformações sócio-ambientais. Procure ver oque cada um (alunos, pais, mãe, professores e demais funcionários da escola, moradores emgeral) podem fazer para ajudar a solucionar os problemas. Discuta isto com suas crianças e utilizeas atividades para isso.Utilize as dicas de atividades e dinâmicas a seguir dentro de um contexto maior, dentro deumprojetoque não se limite a um único ponto, uma única atividade, mas sim ao serviço de umareflexão complexa acerca da sociedade. Cada uma deve ser adaptada à realidade doseducandos, sua idade, sua capacidade de percepção.Divirta-se.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
PALAVRAS-CHAVE
Selecione algumas palavras-chave relativas ao assunto a ser abordado. Faça fichascoloridas para cada uma delas e espalhe pela sala. Para cada palavra faça um painel (uma folhade cartolina, por exemplo) que será preenchido aos poucos, com a contribuição das própriascrianças.


Ao longo do trabalho, durante um mês, bimestre, ou até semestre, vá colando nos painéis,figuras, desenhos, fotos, trazidas ou feitas pelas próprias crianças, relativos às palavras. Façacomentários e discussões sobre cada nova colagem. Pode ser trabalhada, por exemplo, umapalavra por semana ou quinzena. Ao final do ano, monte uma exposição com os painéis.Exemplos de palavras: Terra, Natureza, Plantas, Animais, Água, Vida, Ar, Floresta, Mar,Poluição, lixo, etc.
FILMES
Diversos filmes infantis passam uma mensagem que podemos aproveitar. Procure passar alguns, e utilize-os para gerar discussões e subprodutos, como com atividades artísticas após aprojeção. Pode ser também filmes documentários, sobre animais ou regiões, mas cuidado com ascenas violentas que alguns podem exibir.Lembre-se: é interessante assistir ao filme antes. Nem tudo o que está neles é para ser digerido sem ressalvas, portanto, faça as crianças refletirem sobre o que viram.
PLANTAR
Se a escola tiver um espaço, ótimo, faça um jardim. Leve as crianças, marque um dia nasemana em que elas irão trabalhar lá. Ponha plantas que tenham flores e que sejam resistentes.Peça para trazê-las de casa (muitas mães têm plantas em casa e podem ajudar), ou trazeremsementes.Lembre-se de molhá-las pelo menos a cada dois dias. Para isso, antes de começar,verifique se há condições para isso, como uma mangueira, ou torneira por perto.Se não houver lugar, não há problema. Você pode plantar em pequenos vasos e espalhar pela sala. Utilize garrafas de refrigerantes de 2 litros. Ponha as plantas perto da janela ou emalgum lugar em que possam receber a luz do dia.Para não molhar a sala quando regá-las, ponha o vaso em um prato de plástico, mas nãodeixe acumular água ali para não servir de criadouro de mosquitos. Uma solução é colocar areianesses pratos, ou usar outra garrafa cortada embaixo.Procure plantar sementes. As crianças adoram vê-las brotando e vão se sentir responsáveis pelas plantas, molhando-as e tratando-as com carinho. É uma ótima forma de fazê-los ter um contato direto com um ser vivo, usar as plantas como material para as aulas e aindatornar a sala um local muito mais agradável.
TERRÁRIOS
O terrário é um micro-ecossistema vivo, comparado, com as devidas proporções, a umminúsculo planeta, onde ocorrem os ciclos necessários para reprodução da vida. É possívelmanter uma planta em um vidro totalmente lacrado? Experimente:- Pegue um vidro grande. Pode ser daqueles de maionese, mas melhor ainda são daquelesmaiores, de colocar alimentos, como arroz, feijão. Dos pequenos também servem, mas a plantanão terá muito espaço para se desenvolver;- Limpe bem o vidro;- Ponha um pouco de cascalhos (pedras) no fundo, cerca de 1 a 2 cm;;- Com o auxílio de um funil de papel, cubra estas pedras com uma camada de cerca de um oudois dedos de barro, dependendo do tamanho do vidro. Acomode com o auxílio de uma vareta oubatendo levemente o fundo do vidro na mesa
Sem comentários:
Enviar um comentário